O que um militar realmente precisa em termos de equipamento?
Eu resumiria em praticidade. E é exatamente isso que o Sistema M.O.L.L.E. tem pra oferecer.
Desde sempre os combatentes precisavam carregar seus equipamentos e conforme eles iam se deslocando, muitos deles eram perdidos pelo caminho durante a missão. Perder um equipamento importante dentro de um combate é um risco muito grande a se correr. Com a necessidade de melhorar e deixar o transporte dos equipamentos mais eficiente, as Forças Armadas dos Estados Unidos desenvolveram o sistema M.O.L.L.E., que está atualmente presente nas melhores forças de operações táticas do mundo.
M.O.L.L.E. vem do inglês “Modular Light-weight Load-carrying Equipment, que significa Sistema Modular de Transporte Leve. Este sistema foi lançado em 1997, mas ficou mais conhecido depois dos ataques ao World Trade Center, em 2011, com as missões no Iraque e Afeganistão.
Consiste basicamente em costuras e espaços que tem o objetivo de fixar e entrelaçar novos acessórios a uma mochila ou colete.
A quantidade de equipamentos carregados durante uma missão é enorme, sendo assim, o desafio é como levar tudo isso de maneira eficaz e de modo que os itens não se percam pelo caminho.
Para tornar mochilas e coletes com boa funcionalidade, permitindo o encaixe de bolsos, é utilizado um conjunto de tiras horizontais de nylon bastante resistente, com uma polegada de largura. Tudo é fixado no material e costurado entrecruzado, deixando espaços de 3,8cm para que os assessórios possam ser encaixados e trançados na vertical.
Agora que você conhece este sistema, deve estar se perguntando: “Mas no que isto me seria útil?”. Vamos lá. Provavelmente você deva carregar o seu kit EDC, certo? – Se não faz ideia do que seja isso, nos próximos artigos eu te apresento. Dá uma olhada na bolsa Munin II. Ela é equipada com o sistema M.O.L.L.E. e te oferece a possibilidade acoplar, por exemplo, um bolso médico para você carregar seu kit de primeiros socorros, ou quem sabe um coldre externo. Nas tiras do sistema M.O.L.LE. da Munin II você pode até mesmo acoplar o seu torniquete. As possibilidades são infinitas.
Se você opera com um colete tático, o mesmo sistema se aplica se você optar por carregar porta carregadores extras, kit IFAK, bolsas de hidratação, etc. Até mesmo no seu carro você pode utulizar uma plataforma M.O.L.L.E. para acoplar seus equipamentos mais importantes.
O mais interessante do sistema M.O.L.L.E. é que ele permite que o operador se adeque de acordo com suas necessidades e tipo de missão que irá enfrentar. Basta agora você escolher quais equipamentos são de uso essencial e diário e começar a montar utilizando este sistema como aliado.
Os produtos Warfare utilizam desta tecnologia, lhe proporcionando segurança e eficácia.
Leia também: