Crises podem ocorrer em qualquer lugar a qualquer hora. Não há como prever a maioria delas e a surpresa pode te deixar travado sem reação. É nesse momento que você deve ter capacidade de pensar e poder sair dela com vida.
Parece fantasioso para você? Se sua resposta foi sim, você deve ser com certeza os que fazem parte das estatísticas de baixas nessas crises quando ocorrem.
Eventos que você não pode controlar surgem a todo momento e temos a sensação de que podemos prever o futuro, mas não podemos. Temos convicção de que faremos a coisa certa na hora, o famoso NHS ou Na hora sai. Acredite. Não sai.
Nassin Taleb em seu livro “A lógica do Cisne Negro” fala sobre isso o tempo todo e com muita propriedade. Oriundo do mercador financeiro onde a incerteza permeia todo o cenário, ele escreveu varios livros tratando do assunto.
No livro Fooled by Randomness, ou em português, Iludidos pelo Acaso, o autor destaca a importância da aleatoriedade na vida. Diz que o tipo de viés comportamental que se tem, pode atrapalhar o aprendizado da pessoa.
Tudo tem a ver com comportamento. Como você se comporta usualmente? É uma pessoa antenada? Não vê ameaça alguma? Se prepara para alguma coisa que pode acontecer? O mundo é cor de rosa para você?
Esse cenário de incertezas e crise foi retratado no filme “Horas de Desespero.”
O filme relata a fantasia de um trabalhador médio transferido com a família para um país do terceiro mundo (“quarto”, na verdade), onde um bando de rebeldes resolve depor o comandante da nação e instaurar uma guerra civil que tem como foco eliminar a presença estrangeira (leia “norte-americana”) nociva do mapa.
Uma situação que poderia acontecer com qualquer funcionário de qualquer companhi em qualquer lugar do mundo. Vide Bolivia com a Petrobras ou a Venezuela.
No filme Jack Dwyer (Wilson), a mulher (Lake Bell) e as duas filhas pequenas desembarcam no exótico país não-identificado em algum lugar da Ásia. O aeroporto não tem o mesmo padrão do “de casa”, o hotel, menos ainda, mas o pior ainda está por vir. E rápido.
Nada disso estava nos planos, mas aconteceu. E agorá? Quer saber? Veja o filme que é nossa dica de cinema da semana.
Que tipo de equipamento devo ter?
Quando for adquirir uma bolsa por exemplo, veja se ela te atenderá em um momento que precise deixar tudo e levar só o essencial. As bolsas da linha Operator atendem perfeitamente essa situação.
Tenha a certeza de que suas roupas são confortáveis e que irão aguentar o tranco. Seus sapatos e tênis por exemplo, permitem correr de forma fácil? estão apertados?
Tem um local para documentos pessoais, reserva financeira, comunicação?
Se você for roubado, furtado ou perder esses itens, sabe onde encontrar ajuda?
Sabe utilizar uma arma? Pois ela pode ficar disponível pra você e ser sua única alternativa. Uma Faca? Um bastão? Armas improvisadas?
Sabe como funciona o corpo humano? onde causa lesão que incapacite seu oponente rapidamente se necessário?
Sabe primeiros socorros se você ou alguém com você for ferido e necessite de tratamento nessas condições?
Pense diferente e sobreviva.