Quem já sentiu o efeito de Spray de pimenta sabe que é uma arma eficaz contra agressões. Mais como ela funciona? Quais podem ser usados e por quem?
os Espargidores de pimenta como são conhecidos no meio policial ou OC, são extremamente úteis no controle de indivíduos isoladamente ou em grupos. A ação do OC é instantânea, provocando o fechamento involuntário dos olhos e intensa sensação de queimadura nas mucosas. São fabricados em diverso tamanhos e modelos e hoje no Brasil, o Exercito Brasileiro autoriza duas empresas a produzirem estes itens. A RJC, sediada em São Paulo e a Condor.
Essas são as empresas devidamente autorizadas a produzirem esses materiais que são controlados pelo Exercito tanto sua produção, como venda. A comercialização só pode ser feita para os órgãos públicos diretamente através de licitações e não podem ser vendidos ao consumidor final serja ele policial ou não.
Então, não adianta você pedir a seu amigo policial que compre pra você pois ele não poderá fazer isso.
A empresa RJC, produz em 4 tamanhos:
1- Espagidor G.Pim de 50 gr
2- Espagidor G.Pim Max de 80 gr
3- Espagidor G.Pim Super A de 250gr
4-Espagidor G.Pim Super B de 450 gr
Já a empresa Condor, fabrica em 8 tamanhos.
Funcionamento do Espargidor.
Acionado diretamente contra o alvo ou grupo, o spray de pimenta OC pode incapacitar um indivíduo ou dispersar um grupo, após um ou dois jatos de 0,5 segundos no minimo. Para eu se possa minimizar o efeito, recomenda-se o uso de água, lavando a área atingida. O efeito dura em média 40 minutos.
Os spray contem uma solução de Capsaina natural – Oleoresin Camsicum (OC) e propelente SUWA Dupont, não infamável. Essa composição é informada pelo fabricante RJC. A solução é pressurizada com micropartículas em suspensão que causam irritação e desconforto. A sensação de pânico causada pelo gás é indescritível pois ao não conseguir ver e estando em uma situação de confronto, não se sabe o que pode acontecer conosco, dessa forma a mente se descontrola e surge essa sensação de Pânico. Isso ajuda a pessoa a querer sair do local onde se encontra e dispersar com o intuito de auto preservação.
A melhor solução para conter os efeitos é se afastar da área o mais rápido possível, proteger nariz, boca e olhos com um pano e lavar as mucosas com água em abundância
O uso do gás pimenta para controlar multidões e conter suspeitos começou a difundir-se nos Estados Unidos nos anos 1980, depois que o FBI respaldou e recomendou o uso desse tipo de arma como uma alternativa eficiente e não letal. Essa recomendação era baseada num estudo do agente Thomas Ward, diretor da divisão de treinamento em armas de fogo da cidade de Quantico (Virginia).
Depois da publicação desse estudo, em 1989, o uso do gás pimenta difundiu-se tanto que ele é utilizado hoje por 90% das delegacias americanas e pela polícia de diversos países.
Apesar de descrito como “não letal”, o spray de pimenta pode ser letal em pessoas com problemas respiratórios, cardíacos ou em mulheres grávidas, segundo algumas fontes.
“A dor que o spray causa é algo agonizante. Você fica incapacitado de fazer qualquer coisa; você não consegue enxergar, você não consegue respirar, você não consegue fazer nada e sabe que não pode ficar parado ali por que pode ser agredido a qualquer momento”. Manifestante anônimo, marcha da maconha 2010