Por Gabe Paoletti
Os cartazes de propaganda soviéticos que são obras-primas da manipulação.
A propaganda moderna soviética apareceu pela primeira vez durante a Revolução Russa de 1917. Usada para promover a revolução e gerar otimismo para a nova sociedade, essa propaganda também procurava atacar os oponentes do governo de Vladimir Lenin, incluindo a classe dominante, os camponeses proprietários de terras e qualquer um que defendesse ideologias comunistas concorrentes.
Na época, poucos jornais foram publicados e, portanto, cartazes propagandísticos serviam como principal meio de comunicação. Durante a revolução, cartazes foram enviados para as linhas de frente das cidades comunistas da oposição com o aviso de que “quem derruba ou encobre este cartaz está cometendo um ato contra-revolucionário”.
Após a revolução, os pôsteres foram encomendados a alguns dos maiores artistas da União Soviética e abrangeram muitas estéticas revolucionárias diferentes, a fim de promover valores comunistas relacionados ao trabalho duro, justiça e educação.
Com Joseph Stalin no comando no final da década de 1920, a propaganda soviética começou a se concentrar mais na disciplina política e em programas governamentais ambiciosas, particularmente na coletivização de terras e no estabelecimento de indústrias.
A serviço desses objetivos, o governo produziu inúmeros pôsteres dinâmicos, um tanto abstratos, com cores vivas e formas distintas. No entanto, essa estética foi posteriormente substituída por uma com imagens mais realistas. E sempre presentes estavam os principais símbolos comunistas, como a estrela vermelha, bem como o martelo e a foice.
Com o início da Segunda Guerra Mundial, a propaganda soviética assumiu uma nova importância ao reunir o apoio nacional ao esforço de guerra e convencer as pessoas elegíveis a se alistarem.
Em tempos de guerra, a propaganda soviética se tornou um aspecto definidor da própria cultura da nação, espalhando a estética, os valores e as lições da ideologia soviética por todo o país e além.
Acredita que a propaganda acabou? Que o comunismo não é mais uma ameaça global?
Leia a matéria sobre A Desinformação Global que hoje mudou de método para a entrega em massa da mesma propaganda.
Um grupo de pesquisadores identificou interferência russa em 27 eleições em todo o mundo, de 1991 a 2017. Interferiu nas eleições de 2016 nos EUA, atingindo mais de 126 milhões de americanos apenas no Facebook. A Rússia certamente já está fazendo isso novamente em 2020.
Fonte: allthatsinteresting.com