A China possui um sistema de vigilância de massa robusta, com a última tecnologia em reconhecimento facial.

O aparato de vigilância do Estado chinês está testando uma nova ferramenta em um de seus bancos de testes favoritos, a região rebelde de Xinjiang. As aldeias dominadas pelos muçulmanos na fronteira ocidental da China estão testando sistemas de reconhecimento facial que alertam as autoridades quando pessoas-alvo se aventuram a mais de 300 metros (1.000 pés) além de “áreas seguras” designadas, segundo uma pessoa familiarizada com o projeto. As áreas incluem residências e locais de trabalho de indivíduos, disse a pessoa, que pediu anonimato para falar com a mídia sem autorização.”Um sistema como este é obviamente adequado para o controle de pessoas”, disse Jim Harper, vice-presidente executivo do Instituto de Empresas Competitivas e membro fundador do Comitê de Privacidade e Integridade de Dados do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos. “’Documentos, por favor’ era o símbolo de viver sob tirania no passado. Agora, as autoridades do governo não precisam perguntar.
O projeto de alerta é outro exemplo de como Xinjiang – uma região no Paquistão e no Afeganistão que abriga cerca de 10 milhões de muçulmanos Uighurs – tornou-se um laboratório para tecnologias que rastreiam grandes grupos simultaneamente. Estimulada pelas ordens do presidente Xi Jinping de “atacar primeiro ” contra o extremismo islâmico depois de ataques mortais envolvendo Uighurs em 2013 e 2014, bem como relatos de alguns combates na Síria, a região se tornou um dos locais mais fortemente policiados do mundo. 

O Xinjiang, do tamanho do Alasca, é uma terra de postos de controle, delegacias de polícia e câmeras de segurança. Os governos locais têm ordenado que os moradores instalem sistemas de rastreamento por satélite em seus carros.

As pessoas devem se submeter a exames faciais para entrar nos mercados, comprar combustível ou visitar lugares como o principal terminal de ônibus da capital Urumqi’s.

O departamento de publicidade regional da Xinjing não respondeu aos pedidos por comentários enviados por fax esta semana. O Ministério da Segurança Pública em Pequim também não respondeu a pedidos de comentários.

O reconhecimento facial é uma grande parte da campanha chinesa de atualização de vigilância de dois anos, chamada Xue Liang , uma referência a um idioma chinês sobre o poder de observação coletiva do público. Enquanto outros países estão experimentando a tecnologia – o Federal Bureau of Investigation (FBI) está, por exemplo, desenvolvendo um banco de dados de fotografias de americanos – a China está na vanguarda.

Tecnologia de Vigilância

O país está a caminho de representar 46% do mercado global de videovigilância de US $ 17,3 bilhões até o final do ano e três quartos de todos os servidores habilitados para a aprendizagem profunda para analisar os dados, segundo Jon Cropley, analista principal da IHS Markit. No total, a China destinou 938 bilhões de yuans (US $ 146 bilhões) para a segurança interna em 2015 – a última vez que esses números foram divulgados – mais do que seu orçamento militar na época.

O projeto de alerta de Xinjiang está sendo liderado pelo  China Electronics Technology Group , um empreiteiro de defesa estatal que aproveitou sua experiência na construção de sistemas espaciais e de radar em iniciativas de segurança doméstica, disse a pessoa. É parte do esforço da empresa com sede em Pequim desenvolver software para agrupar dados sobre empregos, hobbies, hábitos de consumo e outros comportamentos de cidadãos comuns para prever atos terroristas antes que eles ocorram.

A China Electronics Technology Group não respondeu a um pedido por e-mail para comentários.

Forças “separatistas”

Estabelecer o controle sobre Xinjiang – localizado mais perto de Bagdá que de Pequim – tem importunado a China desde que um imperador se sentou na capital. O atual governo liderado pelo Partido Comunista culpa as forças ” separatistas ” que rejeitam o domínio chinês para fomentar a agitação.

A China acelerou os esforços para atualizar a tecnologia de segurança depois que os uigures foram responsabilizados por ataques mortais longe de Xinjiang, na Praça Tiananmen, em Pequim, e de estações de trem em Guangzhou e Kunming. No ano passado, Xi pediu que os agentes da lei “usem ativamente medidas científicas e tecnológicas modernas” e “salvaguardem a segurança nacional e a estabilidade social”, informou o jornal oficial People’s Daily.

O sistema de alerta de Xinjiang, que começou a testar no início do ano passado, está focado na metade sul da região, disse a pessoa familiarizada com o projeto. Isso inclui Kashgar, um antigo entroncamento da Rota da Seda que Xi prevê desempenhar um papel-chave em sua versão atualizada da rota comercial Ásia-Europa, a “Iniciativa Faixa e Estrada”.

Movimentos de rastreamento

Embora não esteja claro exatamente quais comunidades são abrangidas pelos alertas, quase quatro quintos da população do sul de Xinjiang são descendentes de uigures. O tratamento dado pela China à minoria étnica, incluindo restrições às observâncias religiosas e à livre circulação de cidadãos, tem sido alvo de frequentes críticas por parte dos EUA e países europeus.

O projeto de alerta liga as câmeras de segurança a um banco de dados de pessoas que atraíram a atenção das autoridades e rastreiam seus movimentos dentro de uma área específica, disse a pessoa. A polícia pode acompanhar interceptando indivíduos ou visitando suas casas e questionando seus amigos e familiares.

Harper, do Competitive Enterprise Institute, vem pesquisando a possível adoção de sistemas de reconhecimento facial na América. Ele disse que tais sistemas podem tornar os grupos grandes controladores muito menos caros.

“As pessoas acreditarão que estão sendo observadas o tempo todo”, disse Harper. “E isso fará com que eles reduzam sua própria liberdade.”

– Com a ajuda de Keith Zhai e Edwin Chan

Fonte: Bloomberg News

Veja mais:

Panico – não entre nele

Obediência – você esta sendo incentivado?