Dureza e rusticidade é algo que se constrói e se desenvolve, não algo que se ganha ao nascer. E a dureza constrói uma maturidade emocional que permite ao homem controlar suas emoções.

Raiva, tristeza, insegurança, medo ou revolta são algumas das emoções negativas que podem tomar conta da nossa mente. Elas podem atrapalhar sua tomada de decisão na hora do confronto.

Nem sempre raiva pode ser ruim. Ela pode ser a emoção que não te deixará morrer por exemplo em um confronto quando você se nega a morrer. Alguns especialistas acreditam que pessoas que foram alvejadas por diversas vezes e não morreram tinham essa crença de que não iriam morrer daquilo e continuaram combatendo.

Nós vivemos em um momento curioso da história da humanidade. 

Enquanto vemos alguns países em guerra e a muito tempo, enquanto vemos alguns Estados brasileiros sendo assolados pela mesma violência que alguns dizem matar mais que as guerras nesses países,  vemos também que a maioria dos homens ainda vive em casas confortáveis, com poucas coisas faltando. 

Poucas pessoas viram ou passaram por dificuldades reais … o tipo de dificuldade que muda a visão de mundo de alguém. E assim eles se movem através de suas vidas habitando os corpos de homens adultos, mas com as emoções e tenacidade mental das crianças. 

Dureza é algo que se constrói e se desenvolve, não algo que se ganha ao nascer. E a dureza constrói uma maturidade emocional que permite ao homem controlar suas emoções. É o que muitos chamam de “rusticidade”. Todos nós temos pontos de ruptura, mas o ponto de ruptura de um homem durão está um pouco mais distante. Você pode se achar durão mas nunca saberá se não for confrontado, não for colocado a prova.

A maioria de nós busca pensar de forma positiva em relação a sobreviver, porém só pensar de forma positiva não vai fazer com que você realmente sobreviva no momento necessário.  Os treinamentos realistas podem te deixar um pouco mais perto disso e talvez te deixar um pouco melhor do que os demais, porém, o guerreiro deve saber quando isso deve aparecer e quando não deve.


Certa vez Hemingway foi questionado em um artigo de revista para descrever a dureza ou “coragem”. Ele disse que era graça sob pressão.  
Kipling escreveu sobre isso também em seu poema If (se) é símbolo dos Cadetes da Academia da Força Aérea. É uma coisa triste e lamentável que tão poucos já tenham lido qualquer um desses autores.

“Se você é capaz de manter sua cabeça no lugar quando todos estão perdendo as deles, e o culpam disso; 

Se você é capaz de confiar em si mesmo quando todos duvidam de você, e no entanto, permite que duvidem; 

Se você é capaz de esperar sem perder a esperança; 

Ou sendo enganado, não se utilizar de mentiras; 

Ou sendo odiado, não se render ao ódio e ainda não parecer bom demais, nem pretensioso; 

Se você é capaz de sonhar, sem fazer dos sonhos seus senhores; 

Se você é capaz de pensar, sem fazer dos pensamentos suas armas; 

Se você é capaz de encontrar com o triunfo e com o desastre e tratar esses dois impostores da mesma maneira; 

Se você é capaz de aguentar ouvir a verdade que disseste ser distorcida por pessoas sem princípios em armadilhas para tolos; 

Ou assistir as coisas pelas quais você deu sua vida, estraçalhadas, e reconstruí-las com o pouco que lhe reste; 

Se você é capaz de arriscar numa única tentativa, tudo o que ganhou em toda a sua vida, e ao perder, retornar ao ponto de partida, sem resmungar uma palavra sobre sua perda; 

Se você é capaz de forçar seu coração e nervos e músculos, e dar o máximo depois que se esgotarem, e ainda aguentar quando não há nada mais em você, exceto aquela vontade que diz para eles: “Aguentem firme!”; 

Se você é capaz de falar com a plebe sem se vulgarizar, e andar com reis, sem perder a naturalidade; 

Se nem inimigos nem amigos queridos podem machucar você; 

Se todos os homens contam com você, mas não demasiadamente; 

Se é capaz de preencher o impiedoso minuto com 60 segundos valiosos como os de uma corrida à distância, 

Sua é a Terra e tudo o que há nela, e mais do que isso ….você será um notável ser humano, meu filho.” 

Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo, e não a ausência do medo. Mark Twain

Miyamoto Musashi foi um dos maiores samurais que já existiu.  Segundo ele, para saber dez mil coisas (fazendo alusão às “Dez Mil Coisas” que originaram todo o universo no taoísmo), é necessário saber, primeiro, uma coisa; para derrotar dez mil homens, primeiro é necessário saber derrotar um homem. É preciso enxergar o que está distante como se estivesse próximo e enxergar o que está próximo como se estivesse distante.

Ver o que não pode ser visto

Em postagem recente de produtos que fizemos no Instagram, fiquei impressionado com as respostas emocionais de homens adultos que se diziam instrutores de tiro mas não aceitavam ser contrariados pois deram sua opinião em um produto que lançamos e queriam que fosse a única e ultima opinião acerca do assunto.

Reagiram de maneira imprudente a algo apresentado e que contrariava aquilo que acreditavam que poderia ser o melhor produto. E sim, eu acho que eles reagiriam exatamente assim quando confrontados pois se um objeto inanimado e que não colocou em risco suas vidas já despertou tanto ódio, imagine uma provável ameaça real?  

Vou adicionar um atributo muito importante aos Cavalheiros que andam armados  (se você não é um cavalheiro e não deseja esse status … por favor, não se incomode em ler, pois não tenho nada de valor para você). Esse atributo é o termo “Grace Under Pressure” ( Graça sobre pressão em uma tradução livre). Refere-se à frieza (um termo preferido por Cooper), controle emocional e pensamento analítico, que aciona ações, em vez de emoções que comandam suas reações.

Ou seja, para sobreviver você deve desenvolver essa frieza, essa graça sob pressão e não somente sacar rápido e apertar o gatilho. Olhe a situação e veja se vale a pena intervir, se vale a pena dar sua opinião, se isso custará sua vida, sua reputação. Coloque na balança e veja se isso tem resultado positivo. Treine sua mente para não reagir a coisas pequenas, afinal, águias não caçam moscas.

Parece fácil mas nem sempre é e na verdade nunca foi. Você nem sabe qual emoção sequestra você sobre pressão. Acha que sabe. Acha que irá responder da forma que esta em sua mente agora mas lamento informa-lo de que a probabilidade é de que não faça.

Isso se consegue com alto conhecimento sobre sí mesmo e sobre suas emoções. Porque você faz o que faz e porque o outro faz o que faz.

Fiz um curso chamado de Eneagrama da Personalidade com o Instituto Eneagrama que me valeu e muito para saber quais eram as emoções que me sequestravam e porque eu agia como agia. Sempre achei que todos pensavam da mesma forma e descobri que não. Cada um tem uma emoção pela qual luta e isso explica porque alguns são ovelhas, outros lobos e outros cães pastores.

E não há nada de errado nisso. Cada um esta seguindo o seu caminho e quem escolheu o caminho da espada tem o dever de saber quem é e qual a emoção que lhe sequestra para poder ir mais longe nesse mundo hostil.

O curso de Eneagrama da Personalidade me deu a capacidade de me enxergar e agir com mais graça sob essa pressão.

A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar. Disse Sun Tzu, ou seja, nem sempre entrar em combate é a questão. Na maioria das vezes você deve se manter frio de forma a encontrar a melhor saída para o conflito e nesse passo, criar as melhores alternativas para a resolução do conflito que pode sim ser sacar rápido e atirar se você não encontrou nada mais suave e com mesmo efeito.

E para isso é necessário se conhecer e nisso o Eneagrama ajuda e muito. Na verdade foi como ler um livro e entender tudo de uma vez só.

Observar o ambiente que esta, procurando possíveis ameaças pode ser mais produtivo que reagir a ameça que se apresentou de surpresa. Óbvio que terá situações inesperadas e mesmo nessas você deve se manter frio. Lembre-se da Graça sobre pressão.

Se você esta sozinho, não confie nem na sua sombra. Eu penso assim porque faz parte da minha personalidade e se você que lê não pensa ou acredita que sou neurótico com relação a segurança irá entender quando e se fizer parte de um curso como o Eneagrama da personalidade.

Podemos ver essa graça sob pressão na expressão de um atirador de precisão quando espera o momento mais adequado para o disparo.

Podemos ver nas faces dos jogadores de pôquer essa frieza e se você pesquisar o assunto encontrará em vária outras profissões.

Um bruto não tem controle emocional e em qualquer provocação pula como um babuíno cuja banana foi levada embora. O Brasil está se tornando uma nação de brutos descontrolados e imaturos, que não tem autocontrole e é movida pelo medo de que sua banana seja tomada. Não seja um bruto. Os brutos não podem fazer nada além de espelhar o babuíno. Não alimente seu babuíno interno.  

Em vez disso, decida hoje que você não é tão bruto, mas sim um cavalheiro … ainda que mortal e perigoso, mas um cavalheiro mesmo assim. Um guerreiro renascentista que é educado e incorpora as palavras do poema de Kipling.

E no contexto da luta, um homem como esse não apenas terá um desempenho melhor e tomará melhores decisões sob pressão, mas será ouvido quando contar sua história. 

Decida hoje quem você quer ser. 

O Brasil tem muitos babuínos … seja o Guerreiro cavalheiro que conhece a sí mesmo.

Se você se interessou pelo Eneagrama da personalidade segue abaixo o site para aprender mais.

1- Instituto Eneagrama