Quantas vezes já ouviu que Cordura 1000 é melhor que cordura 500? Quantas vezes já se viu diante de poliéster 600 e te falaram que era Nylon 600?
Vamos buscar desmistificar algumas coisas nesse texto para que você possa escolher melhor seu equipamentos da próxima vez que precisar de um.
Para que um produto dure mais e sirva a seu propósito, ele deve ser confeccionado com matéria prima que suporte a finalidade a qual ele foi produzido.
Vai adicionar peso? Vai seu uso prolongado? Em quais condições? Tudo isso você deve se perguntar quando da escolha de qualquer coisa.
Existe uma infinidade de produtos em sistema MOLLE no mercado. A maioria de origem chinesa e produzida em poliéster 600 com resina PVC para dar corpo ao produto.
Os produtos em sistema molle te permitem mudar a configuração do equipamento sempre que você precisar e utilizar da melhor forma possível priorizando sempre a funcionalidade. É tipo um lego de adultos.
O que você vai levar para a missão depende unica e exclusivamente de você, mas que tipo de produto você vai levar e como ele deve ser produzido depende da industria que o vai fabricar. A industria tenta no máximo prever o que você pode querer utilizar, e a partir disso deve tentar saber com qual matéria prima o produto produzido terá melhor desempenho. Claro que estamos falando de indústrias que se importam com isso.
Quais os tecidos que esses produtos são produzidos? fazem a diferença na minha escolha, no meu uso no dia-a-dia?
Na Warfare, produzimos nossos produtos em Cordura 500. Porque 500 e não 1000? Porque não o Poliéster 600?
Cordura® é marca registrada da Invista para tecidos de altíssima durabilidade, e são produzidos com fios de alta resistência, com força de ruptura acima da média do mercado. Apresenta altíssima resistência nos itens abrasão, rasgamento e perfuração, além de não formar pilling (bolinhas). Este tecido pode ser tinto ou estampado, é leve, fácil de lavar, seca rapidamente, não mofa e mantém aparência de novo por muito mais tempo. Quando submetido a acabamento de resinas ou Teflon, pode adquirir características de repelência a água e óleo.
Nossos tecidos recebem 2 camadas de resina Acrílica para deixar mais encorpado e por fora um tratamento microbiano e repelência a água. O hidro repelente não deixa os bolsos 100% impermeável devido as costuras e ziper, porem o deixa mais resistente a água. Isso ajuda a proteger seus acessórios.
Como você pode ver acima, existe diferença na trama do tecido Poliéster 600 e o CORDURA 500d. A trama do poliéster é mais aberta e é utilizado resina de PVC para preencher os espaços que não tem linha enquanto que o cordura, a linha é mais apertada não deixando muito espaço para ser preenchido. O poliéster de fabricação nacional tende a ser melhor nesse quesito do que o chines.
No CORDURA também utilizamos resina porém com outra finalidade haja vista o fio ser mais fino e para que sirva ao propósito de confeccionar bolsas e acessórios, o tecido deve ficar um pouco mais encorpado. A resina então faz esse papel e deixa menos maleável o tecido.
Veja a figura abaixo a trama dos dois tecidos.
Os tecidos Cordura podem ser produzidos com fios lisos, tipo 210 d, 280 d, 420 d, 630 d e 840 d, texturizados a ar tipo 500 d, 750 d e 1000 d ou com ambos. Os fios lisos apresentam maior resistência à ruptura por tração e são mais brilhantes, enquanto o diferencial dos texturizados é a resistência à abrasão, são menos brilhantes e têm, portanto, uma aparência menos sintética e mais próxima à lona.
Atualmente todos os tecidos feitos com fios de poliamida de alta tenacidade da Invista TM são chamados de Cordura. Porém, o tecido original que consagrou a marca e até hoje é mundialmente reconhecido por ser o mais resistente à abrasão, é o produzido com o fio texturizado.
Porque não utilizamos CORDURA 1000 ao invés de 500? Primeiro, o denier menor corresponde a um tecido de trama mais apertada por seus fios serem mais finos o que mantém melhor as costuras e o revestimento resistente à água. O Cordura com menor denier, também tem um “toque” mais suave, tornando-a menos abrasiva contra a pele.
Por ter fios mais juntos desfia menos se rasgado do que o seu irmão 1000 com fios mais grossos. A resistência a abrasão do cordura 500 é 81% a do cordura 1000 e tem menos peso. Todas essas características fazem com que seja a matéria prima ideal para a confecção de nossos produtos.
O CORDURA 500 d tem 81% da resistência a abrasão do seu irmão CORDURA 1000 porém é mais macio ao toque.
Os Coletes táticos em sistema MOLLE recebem muita costura em seu tecido para que sejam fixados as fitas horizontais que formam o sistema. Se for utilizado o poliester 600 a resistencia nessas partes ficam comprometidas devido a trama aberta.
Além disso, para profissionais o peso importa e muito. O cordura 500 tem metade do peso do cordura 1000 e isso ajuda e muito se você tem que utilizar muitos acessórios.
Agora que você já sabe porque utilizamos CORDURA ao invés de poliéster 600 ou cordura 1000, vai entender porque apesar de os produtos terem a aparência similar os custos são totalmente diferentes.
Você já viu alguma mochila profissional de montanha em cordura 1000? Talvez não veja nem de 500 e sim sempre mais finas que também são mais leves. Pense nisso quando alguém te dizer que cordura 1000 é melhor para o seu colete do que 500.
Tecidos inferiores tem custos inferiores também já que a mão de obra utilizada para fazer o produto não difere da matéria prima utilizada.
Se você vai utilizar por pouco tempo vale a pena talvez adquirir em poliéster 600 mas se sua vida depende de que o produto não se desfaça na hora do uso, busque produtos mais resistentes e duráveis.
Claro que cada um carrega o seu conforto.