Guia Básico Para Aprender a Disparar com Eficácia uma Arma de Fogo

Se você tem uma arma de fogo ou pretende ter, o mínimo que deve fazer é saber utiliza-la.

Se você é policial ou trabalha com segurança é seu dever saber, pois é sua ferramenta de trabalho.

Já imaginou um médico não saber manusear corretamente um bisturi? Já imaginou um eletricista não entender manusear uma rede viva? Um mecânico não entender do motor que se prontificou a abrir? Já imaginou um policial não sabendo usar sua arma? Imaginou ou conhece alguém assim? Conhece alguém que você não daria as costas ou não deixaria ele atras de você como segundo homem?

Conheço vários. Conheço muitos que não entendem que a arma faz parte de sua profissão e que em algum momento ele precisara usa-la seja para salvar sua vida, a de um colega ou a de uma vítima.

Esse guia poderá ajudar aqueles que treinam pouco mas que precisam dessas dicas para se tornarem melhores. 

Compartilhe esse artigo que não é em todo nosso mas que julgamos muito importante traduzir para o português e assim atingir um público maior. lembre-se de que o colega que você ajuda hoje a aprender um pouco mais pode ser o que precisará salvar sua vida amanha. O conhecimento só é bom quando compartilhado.

Usar o alinhamento adequado de alça e massa é fundamental para abater o que você está realmente apontando.

Os pontos de alinhamento de sua arma de fogo estarão alinhados adequadamente
quando o ponto dianteiro (Massa) estar diretamente centrado com o ponto traseiro (alça), a ponta da massa de mira (parte frontal) deve estar paralela com as partes superiores da parte traseira
(alça).
Veja na figura ao lado o alinhamento correto e no alvo onde seus tiros pegariam com esse alinhamento para que possa corrigir.
Se identificou no alvo que seu disparos estão agrupados mas estão ficando acima do alvo pretendido, verifique o segundo alvo. Corrija e veja se os próximos foram melhores. É importante corrigir
após 3 a 4 disparos pois poderá saber se o problema era de visada ou empunhadura. Se os disparos estão pegando um em cada lado ou muito distantes do um do outro não é só visada que esta errada. Essa
figura irá corrigir somente a visada.

Se você focar na massa de mira frontal, essa irá fornecer uma indicação precisa de onde exatamente a arma esta apontando.

Você pode então verificar se a sua visão esta alinhada. Se você se concentrar na parte de trás da arma (alça de mira), ficará muito mais difícil saber se sua arma esta alinhada com o alvo.

Treinar isso em alvo parado é muito importante para que possa depois aumentar seu nível de treinamento e colocar outros fatores de stress e aumentar a velocidade de engajamento de alvos múltiplos.  Utilize nosso sistema de alvos Múltiplos desenvolvido para esse tipo de treinamento. Com o mesmo alvo você poderá efetuar vários tipos de exercício.

Veja na figura ao lado como deve ser seu foco.

Coloque a primeira parte do dedo indicador, ou primeira falange como queira, no gatilho e puxe para trás. O gatilho deve estar posicionado bem ao meio da falange.

Usar a ponta do seu dedo ou a segunda falange ou até mesmo a posição entre elas, poderá fazer com que você tenha disparos a esquerda ou a direita do alvo.

Note que alguns instrutores sugerem usar a segunda falange para puxar o gatilho que para mim deixa o gatilho um pouco pesado. Treine das duas formas e verifique para você qual posição você consegue melhores disparos e a use.

O que importa é funcionar para você sem dificuldades. Com o uso de luvas táticas, colocar a segunda falange pode ficar um pouco difícil e o uso de luvas é importante para combater a sudorese do stress que acontece nas mãos de forma que você não deixe a arma cair quando a disparar.

Veja na figura ao lado uma das possibilidades corretas.

Segure a respiração enquanto puxar o gatilho quando exalar.

Deixe metade do ar nos pulmões aponte e puxe o gatilho.

Segurar a respiração nesse momento é conhecido como uma pausa respiratória e irá lhe auxiliar no controle da arma e melhor enquadramento do alvo.

Quando isso se tornar natural após os vários treinos, você nem sentira que esta fazendo, porém de inicio é importante sentir cada etapa. Aprenda cada uma delas, domine e seus disparos serão no mínimo satisfatórios.

De nada adianta despejar munição contra o alvo e não acertar nada ou pior acertar o que não deveria.

Veja na figura abaixo como deveria ser a sua visão na pausa e na inalação.

Se você esta exercendo um controle de respiração adequado, isso deve ser fácil.

Ao puxar o gatilho, mantenha o corpo o mais quieto possível, pois o menor movimento ou ajuste físico pode afetar o ponto de impacto de seus disparos. mantendo-se o mais quieto possível ajudará a detectar o que esta acontecendo.

Para isso é muito importante manter uma postura de tiro. Ela deve ser confortável para que na hora do disparo você não precise corrigir e perca tempo.

Sua respiração estará parada e vai acabar não conseguindo alinhar de forma que irá se precipitar e querer se livrar do tiro o mais rápido possível.

Se isso já aconteceu com você corrija sua postura, sua empunhadura e respiração e torne a ficar calmo e treinar corretamente.

Depois de ter efetuado o disparo, mantenha o dedo no gatilho enquanto ele retorna a sua posição inicial.

Enquanto manter uma boa imagem de seu alvo, mantenha o dedo no gatilho se você acredita que precisa de outros disparos para neutralizar a ameaça.

Com o tempo você notará e sentira um clica quando o gatilho retorna a seu ponto inicial e esta preparado para um novo disparo. Se você manter o dedo puxado por nervosismo, outros disparos não serão possíveis.

Comece a puxar o gatilho novamente repetindo todos os procedimentos para um novo disparo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *