Sem dúvida, quando você pensa em luvas de trabalho, pensa em couro. Muito parecido com suas botas, um bom par de luvas de couro irá mantê-lo seguro e confortável. Mas de onde vem?
Mas você precisa saber que nem todo o couro é criado igual e muitos fatores desempenham um papel em garantir que sua luva seja a adequada para aquilo que precisa.
Entre o tipo de animal do qual o couro vem, o corte do couro usado e o processo de curtimento seguido, há uma variedade de fatores que podem influenciar o desempenho de uma luva de couro. No artigo que se segue, começaremos a arranhar a superfície do mundo da luva de couro e como você pode ter certeza de que sua luva está pronta para qualquer coisa que você possa fazer com nela.
FONTES DE COURO
O couro vem de uma variedade de fontes diferentes. Cada fonte de couro tem características de desempenho distintas que a separam das outras. Como resultado, diferentes couros têm diferentes aplicações quando usados na fabricação de luvas. Abaixo estão algumas das fontes mais comuns para couros de animais usados em luvas de trabalho ou táticas.Vaca: O couro de vaca representa aproximadamente 65% do couro que é vendido, em parte porque é resistente, durável e prontamente disponível. É uma ótima opção para luvas baratas onde a durabilidade é o foco principal. No entanto, o que acrescenta em durabilidade, perde em destreza como couro de vaca é grosso e vai endurecer se ficar molhado.
Cabra: Geralmente considerada um dos poucos couros que é mais durável do que o couro de vaca, a pele de cabra tem uma vantagem na medida em que também oferece flexibilidade e suavidade superiores para que o couro de suas luvas não se rache. Além disso, a pele de cabra apresenta bom desempenho em ambientes úmidos e não fica rígida ou rachada depois de ficar molhada.
Veado: Talvez a opção mais confortável nesta lista, a pele de veado tem uma elasticidade natural que permite que suas mãos se movam confortavelmente. Isso se deve a uma característica evolutiva que resultou de cervos que vivem em áreas densamente arborizadas, onde são propensos a furos de varas e galhos. No entanto, esse ambiente hostil também dificulta a obtenção de pele de veado imaculada. Como resultado, as luvas de pele de veado tendem a ser mais caras do que outras luvas de couro.
Porco: Feita de fibras densas, a pele de porco oferece boa durabilidade e excelente resistência à abrasão. Além disso, a pele de porco permanecerá macia e flexível quando molhada e até mesmo possui propriedades naturais de resistência à água.
TIPOS DE COURO
Sendo um material natural, o couro é composto de fibras de colágeno que são agrupadas para criar o couro. O aperto dessas fibras varia ao longo do couro e desempenha um papel fundamental na durabilidade do couro. As fibras são firmemente agrupadas perto do lado de grão (liso) do couro, e se soltam quando você se move em direção ao lado de divisão (áspero) do couro. Se uma pele for muito espessa para aplicações com luvas, ela será dividida em camadas, Grain e Split, cada uma com propriedades únicas.Couro De Grão: O lado que se chama de grão é o topo do couro que tem uma aparência suave. É composto de fibras firmemente agrupadas e, como resultado, é mais durável e oferece uma resistência à água mais natural do que o lado dividido.
Dividido: O couro rachado é a seção inferior da pele que é removida do grão superior durante o processo de divisão. Couro rachado é facilmente identificável pelas fibras visíveis e textura de camurça em ambos os lados do couro. Por ser composto por fibras mais soltas, geralmente é menos durável do que o couro de grão, por isso é usado principalmente como parte de trás do material manual nas luvas.
A Ironclad produz suas luvas com matérias primas nobres, por isso tem um desempenho superior de durabilidade e conforto
Em 1997, Ed Jaeger, fundador da Ironclad, foi convidado a ajudar na construção de uma casa. Havia encanadores, pedreiros, eletricistas entre outros. Ele notou que cada pessoa possuía ferramentas muito caras e específicas para suas tarefas, mas também percebeu que nenhum desses trabalhadores usava luvas. Sendo curioso, Ed perguntou aos caras em todo o canteiro por que eles não estavam usando luvas e todas as suas respostas eram semelhantes.
“Eu não posso usar as luvas que estão disponíveis no mercado porque são muito volumosas. Claro que elas protegem minhas mãos, mas eles são quentes, eu não posso sentir minhas ferramentas, elas só vêm em um tamanho e elas basicamente me atrapalham no meu trabalho. ”
Ironclad agora no Brasil
PROCESSO DE BRONZEAMENTO
Talvez mais importante do que o corte ou a fonte, o processo usado para curtir o couro pode fazer uma tremenda diferença em seu desempenho – é onde o molho secreto é adicionado ao nosso Limitless Leather ™ para torná-lo 8 x mais durável do que os couros tradicionais. Durante o processo de curtimento, produtos químicos e enzimas são adicionados ao couro para remover o excesso de umidade, resultando em maior desempenho e melhor aparência. Diferentes combinações de produtos químicos produzem diferentes resultados e podem ser adaptadas dependendo da aplicação a que o couro será usado. Aqui estão alguns dos métodos de bronzeamento mais comuns.
Couro Tanado Vegetal: Por milhares de anos, este foi o principal método para curtir couro. Este processo utiliza taninos vegetais (moléculas que se ligam facilmente à proteína e ajudam a extrair líquido) para criar uma solução de bronzeamento feita a partir de várias cascas de árvores. O couro é então deixado de molho na solução, onde os taninos substituem a água presa nas fibras de colágeno do couro. Como a água é substituída pelos taninos, o couro fica macio e não seca ou endurece devido à desidratação. Este é um processo muito demorado – pode levar até 2 meses para que toda a água seja extraída de um único esconderijo. Embora este método produza resultados altamente duráveis, o couro não será resistente à água e irá manchar facilmente.
Couro bronzeado cromo: O conceito de curtimento ao cromo é semelhante ao do curtimento de vegetais, embora seja um processo menos demorado, que pode ser mais facilmente automatizado. Devido a isso, o bronzeamento artificial tem crescido em popularidade nos últimos anos. A principal diferença entre o cromo e o curtimento vegetal é que o curtimento do cromo usa íons de cromo, em combinação com ácidos e outros produtos químicos, como o principal agente de extração de água do couro, em vez de taninos vegetais. Muitas vezes referido como bronzeamento Wet-Blue, o bronzeado com cromo tipicamente cria um couro que é mais fino, mais macio e mais facilmente tingido. Este método é mais resistente à água, manchas e calor do que couro curtido vegetal.
CARACTERÍSTICAS ADICIONAIS
Enquanto uma luva de couro básica é uma ótima escolha, às vezes um pouco mais é necessário. O acréscimo de recursos como protetores de corte ou proteção contra impactos pode transformar uma luva de couro padrão em uma solução de proteção de mãos muito eficaz e versátil. Ao escolher uma luva para atender às suas necessidades, é importante considerar os recursos de desempenho do tipo de ocultação usado, bem como dos recursos que podem ser adicionados à luva. Por exemplo, um dos problemas comuns que vemos é que, embora as luvas tradicionais de couro possam ser muito duráveis contra o desgaste por abrasão, elas também são justas em cenários propensos a cortes. Para combater isso, criamos uma luva, a ULD-C5, que inclui um Liner ANSI A5 de 360 ° para complementar o couro já durável.
Atualmente, a Ironclad oferece uma variedade de luvas de couro, desde estilos mecânicos básicos de couro até o nosso premiado ULD-IMPC5, que apresenta um escudo Limitless Leather ™ completo combinado com um Liner ANSI A5 de 360 ° e nosso patenteado IVE ™ proteção.
Não importa que tarefa você tenha à sua frente, temos uma luva que pode atender às suas necessidades.
Fonte: Ironclad
As luvas Ironclad estão chegando ao Brasil através de uma parceria coma WARFARE Live Bt the Code. Empresas que tem o o mesmo propósito de levar até você produtos duráveis e de qualidade mas sempre com o conforto para que você possa realizar suas tarefas.
Luvas são parte fundamental para que você possa executá-las de maneira adequada.
Se você possui uma loja de resgate e segurança, poderá importar diretamente as luvas com nosso suporte ou adquiri-las no Brasil. Isso depende se sua demanda.
Quer saber mais? envie-nos um email: samuel@ironclad.la