A aquisição de uma Arma de Fogo no Brasil exige um conjunto rigoroso de etapas e, entre estes, inclui-se a necessidade de uma certa “aptidão psicológica, que deverá ser atestada por psicólogo credenciado pela Polícia Federal.

Se você leu o Texto anterior sobre a minha jornada para a obtenção do CR (certificado de registro) e a compra de uma arma, então já esta familiarizado com esse termo e vamos então ao segundo passo.

Se você não leu, ainda dá tempo para poder entender o porque disso tudo clicando no link abaixo.

A Avaliação Psicológica

A loja Blu armas me auxiliou em todo o processo de obtenção de meu CR e eu só precisei seguir os passos por eles indicados o que facilita bastante.

Me indicaram o psicólogo João Roberto Marcelino, que é um dos psicólogos da Policia Militar do estado de santa Cataria. Podemos dizer que de armas e malucos com armas ele entende não é?

Talvez até saiba um pouco mais que os outros a procurar aqueles instintos escondidos que podem trazer um problema a sociedade.

O Laudo, considerará se aquele indivíduo, no momento daquela avaliação, estaria apto ou inapto para o manuseio de uma arma de fogo e tem o intuito de buscar essas habilidades físicas e não somente psicológicas.

Ou seja, não se aprofunda nesse quesito e sim se a pessoa tem ou não habilidades físicas para conseguir manusear uma arma com segurança para sí e para outros.

Segundo a Resolução do Conselho Federal de Psicologia, a Avaliação psicológica é:

[…] o processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas – métodos, técnicas e instrumentos.

Fonte: sociedadedospsicologos.com

Se você quiser se aprofundar mais nesse assunto específico pode ler a matéria completa escrita no site da sociedade dos psicólogos clicando aqui.

As Fases

1- Entrevista semi-estruturada: A partir do momento em que você entrou em contato considere-se em situação e a entrevista não será em um divã de psicanálise com o profissional te fazendo perguntas sobre sua infância e sua relação com armas.

Simplesmente a conversa vai fluindo pelos assuntos que o profissional conduz e você nem irá sentir que foi entrevistado. Pelo menos essa foi a sensação que eu tive.

Nenhum de nós deseja que um ser desequilibrado possa possuir uma arma e lembre-se de que o indivíduo motivado não necessita de todo esse processo para esvaziar sua raiva em alguém.

2- Teste projetivo;

3- Teste expressivo;

4- Teste de memória;

5- Teste de atenção difusa e concentrada;

Todos os testes acima são aplicados com o intuito de saber se você tem aptidão física e motora além é claro de psicológica para ter uma arma de fogo, então pare de acreditar que “Todo mundo pode ter uma arma” , que isso não é verdade.

Os testes ainda possuem tempos para serem feitos e funcionam similares ao que você faz para obter a CNH ( Carteira nacional de Habilitação).

Mais armas mais crimes?

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou um relatório mostrando que 4 em cada 10 homicídios ocorridos em todo o mundo foram cometidos com armas de fogo.

Ou seja, mata-se muito mais com outros objetos do que com armas de fogo.

A pesquisa também mostra que a maioria dos crimes (55%) na Oceania são cometidos por arma branca e que 54% dos homicídios na Europa possuem outros “agentes”, como envenenamento, estrangulamento e crimes cometidos por impacto.

Pense que essa pesquisa é mundial e que em muitos países não existe essas barreiras para se ter uma arma de fogo. Além disso o crime não precisa disso pois compra no mercado negro suas armas.

Armas nas mãos de pessoas que tenham capacidade de usá-las são tão boas como bisturis nas mãos de médicos. Eles podem fazer mau uso? podem, mas não fazem pois foram selecionados para serem o que são.

Atiradores estão na mesma linha.

Uma pessoa sensata e que mostra com dados concretos no Brasil as informações sobre armas e violência é Bene Barbosa.

Conclusão

Não vá ao teste psicológico achando que qualquer um passa pois isso não é verdade. Para mim isso é uma peneira que já faz uma pré seleção e acho muito válida.

Bandidos não precisam disso e é por esse motivo que somos diferentes deles, porque buscamos ser melhor do que somos todos os dias e treinamos para isso.

Nossa régua moral e nosso treinamento é superior a esse tipo de pessoa, e não nos furtamos a sermos testados para provar nosso valor para a sociedade na qual vivemos, bem diferente dos outros que destroem nosso modo de vida.

Aguarde cenas dos próximos capítulos onde abordaremos o teste de tiro.

Se você já passou por esse teste psicológico e tem outra visão, deixe nos comentários que a gente quer saber.