Essa afirmação nunca foi tão mentirosa como agora. Se você acredita nisso, é porque nunca participou do processo de avaliação para a aquisição e manuseio de uma arma de fogo.

Essa semana comecei minha saga para tirar meu CR (certificado de Registro) para aquisição de armas de fogo e irei relatar a minha experiencia.

Fui Policial Militar por 12 anos e não havia essa necessidade de ter um CR e agora na vida civil após pedir minha baixa da corporação e me dedicar inteiramente a Warfare, irei precisar de um CR para continuar minhas práticas de tiro.

Não só pra isso como para desenvolver equipamentos para armas reais que tem peso e formas de se manusear.

Vou relatar a minha experiencia com cada laudo obtido para que você leitor possa mudar essa afirmação acima e talvez até seu conceito com relação a quem tem uma arma de fogo.

Como iniciar?

A Busca pela Arma

É natural que todos comecem por se dirigir a uma loja de armas e comigo não foi diferente. As lojas são praticamente consultores desse processo e irão te indicar o caminho das pedras para que você possa ter sua documentação e assim ter uma arma de forma legal.

Se você nunca teve uma arma, é o melhor caminho para começar a se familiarizar com uma delas, afinal você não esta comprando uma panela nova ou uma furadeira. Conheça os equipamentos que você irá comprar.

A Loja escolhida em minha cidade foi a Blu Armas. Essa loja fica dentro de um clube de tiro, um dos mais antigos de minha cidade e com melhor estrutura para essas atividades.

Na Loja, conversei com o proprietário que me indicou os caminhos para obter meu CR e os profissionais que são capacitados pela PF para aplicarem os testes.

Então, escolher sua arma é seu primeiro passo e onde ela será comprada.

Busque lojas que possam lhe dar essa consultoria pois o processo é moroso e cheio de meandres e assim você economiza tempo e fígado.

Mas qual a arma devo escolher?

Isso depende muito para o que de destina a sua arma, se para tiro prático, defesa pessoal ou de sua propriedade. Busque saber com antecedência o que ela pretende suprir e aprenda sobre os modelos existentes e calibres que estão disponíveis para você.

Teste cada uma delas se possível e veja com qual você se adapta melhor. Não se atenha a estética e sim a funcionalidade, peso, tamanho de cano, facilidade de uso e resolução de pane etc. Foque na parte de uso e técnica que irão ser importantes em um combate real.

De nada adianta você ter a arma hiper super motherfucker intergalática e na hora da verdade ela precisar de um sms enviado para a sua mãe para liberar o ferrolho.

Arma boa é aquela que funciona pra você nas condições que você se encontra. Pense nisso.

Escolhi minha arma e agora?

Quais documentos preciso?

1- Cópia de RG;

2- Cópia de CPF;

3- Comprovante de Residência;

4- Declaração do titular caso não tenha comprovante de endereço em seu nome;

5- Comprovante de renda;

6- Laudo psicológico;

7- laudo de tiro;

8 – Declaração do clube ( Sim, você precisa estar filiado a um clube de tiro.);

9 – taxas.;

Esses são os documentos que você precisa para solicitar o seu CR (certificado de registro) junto ao Exército e você então se tornará um CAC (caçador, Atirador, Colecionador). Ah mas eu não quero caçar. Não há problema e ninguém te obriga a isso e nem a colecionar. É somente a sigla que junta essas modalidades. Foque no Atirador e esta tudo certo.

As armas registradas junto ao Exército são cadastradas no SIGMA (Sistema de Gerenciamento Militar de Armas). As armas cadastradas neste sistema tem finalidades diferentes das cadastradas na Polícia Federal (SINARM).

Apesar do novo Decreto de Armas ter liberado armas de vários calibres para uso civil, outras ainda permanecem como restritas e só podem ser adquiridas com CR.

Vantagens do CR

Para mim, a maior vantagem é de poder ter outras armas além de munições para treino em maior quantidade. Além disso posso comprar uma máquina de recarga e fazer minhas munições o que economiza bastante.

Outras vantagens são:

Mas nem tudo são fores e aprenda bem sobre os Direitos e Obrigações de CAC antes de sair por ai empunhando seu sabre de luz novo, e tem muitos.

Iniciando a Jornada

1 -O primeiro passo foi me dirigir até a loja Blu Armas e escolher a arma que gostaria de adquirir e me utilizar da consultoria para a obtenção do CR. Eu conheço as armas então pulei a etapa de me familiarizar com os modelos e nesse caso me ative a outros fatores. Se esse for o seu caso, já tem ai um passo a menos.

2- O segundo passo é marcar com o Psicólogo credenciado para fazer a avaliação psicológica para manuseio de arma de fogo. Sobre essa avaliação vamos nos aprofundar um pouco mais no próximo texto e dirimir algumas dúvidas.

Eu escolhi um profissional que já atua na área de segurança publica como psicólogo da Policia Militar, João Roberto Marcelino para fazer meus testes.

3- O terceiro passo foi marcar com instrutor credenciado o teste de manuseio de armas. Sobre esse teste também iremos nos aprofundar um pouco mais para que você não chegue descalço no stand.

4- O quarto passo foi encaminhar todos os documentos acima descritos para que a loja Blu Armas possa dar encaminhamento a confecção de meu CR. Isso claro se eu for considerado apto nos testes executados.

Para que não fique longo paramos por aqui essa primeira fase. Acompanhe os próximos textos onde iremos nos aprofundar um pouco mais em cada teste que acredito ser de suma importância essa abordagem para contrapor a afirmação do título de que Qualquer um pode ter uma arma.

Se você já teve sua experiencia em fazer seu CR, deixe nos comentários que a gente quer saber.

A carteira de quem se preocupa em manter tudo seguro

Leia também:

1- O novo Livro de Humberto Wendling

2- O Nômade Violento – Você deveria ser um?

3- Quem não é visto não é lembrado – O Gray Man