Falaaa galera! beleza? Você sabe como funciona o curso de tiro? Se a resposta for “não”, se liga que nós da Ventureshop vamos te mostrar isso agora.
A maioria dos clubes oferecem cursos de tiro para diferentes grupos de pessoas. Cada modelo de curso de tiro visa formar e qualificar pessoas de acordo com o nível de conhecimento a respeito do esporte. Ao realizar um treinamento desse tipo, é possível aprender, de forma menos burocrática, as principais noções e dificuldades que envolvem essa prática esportiva tão bacana.
E aí, se interessou? Então, continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber antes de se matricular em um curso de tiro!
Como funciona um curso de tiro
Os cursos de tiro são oferecidos por clubes especializados, geralmente são pra quem deseja trabalhar na área da segurança. Porém, ele serve também pra qualquer tipo de pessoa que busca ter mais habilidade no esporte.
O curso de tiro possui 3 tipos de níveis que são: o básico ou iniciante, o intermediário e o avançado. A duração dos cursos de nível básico e médio costuma ser de 8 horas no total, enquanto que os avançados e de especialização têm uma duração mais variada.
Pra ficar por dentro do assunto, bora saber os diferentes níveis da modalidade e o que é exigido em cada um.
Nível Básico:
No nível básico você vai conhecer todas as regras de segurança, tópicos da lei e documentação para adquirir o porte legal. Aqui, você terá uma noção do conhecimento teórico que proporciona o aprendizado das técnicas básicas do esporte.
Esse nível é pra quem nunca manuseou uma arma na vida e quer aprender o essencial, como o correto manuseio, a postura e respiração adequada.
Você pode encontrar ótimos produtos para esse inicio de jornada em nosso site Ventureshop.com.br.
Nível Intermediário:
O nível intermediário é para quem já tem um conhecimento prévio ou porte legal da arma.
O praticante aprimorará a técnica, principalmente se deseja utilizar a arma em situações táticas. Nesse grupo também entram aqueles que desejam adquirir capacidades essenciais para prosseguir no tiro esportivo, que é uma modalidade olímpica já bastante conhecida no país.
Nível Avançado:
Nesse nível o objetivo é aperfeiçoar ainda mais o conhecimento tático e suas técnicas, o que possibilita que o indivíduo alcance sua melhor performance. Nesse nível também se trabalha o fator psicológico do uso de armas.
Alguns clubes de tiro oferecem cursos complementares para aqueles que já trabalham com segurança e desejam se aprimorar em áreas mais específicas. Normalmente esses cursos são mais curtos em número de horas.
O que é preciso para fazer um curso de tiro?
A pergunta que não quer calar, o que preciso para fazer um curso de tiro?
Bom, não vá pensando que qualquer um pode ter uma arma e sair treinando por aí. Antes de tudo, deve-se entender que existe uma idade mínima permitida para a posse de arma, que atualmente é a partir dos 25 anos. Além disso, é necessário adquirir o Certificado de Registro de Atirador, que é o documento exigido para ter uma arma legalmente. Além da identificação, alguns cursos de tiro pedem documentações extras, como um psicotécnico.
Com o decreto do governo federal, para que você consiga aprovar a posse é necessário morar ou estar próximo de cidades onde a taxa de homicídios seja superior a 10 a cada 100 mil habitantes. Nesse caso, a lei permite a compra de até quatro armas de fogo, mas é possível comprovar a necessidade de mais unidades e solicitar uma autorização.
Quais as vantagens de fazer um curso de tiro?
Agora que você já sabe como funciona um curso de tiro, é importantíssimo entender também que a prática do esporte traz diversos benefícios como: Melhoria na capacidade de defesa e da saúde mental, aprimoramento de inúmeras habilidades, como rapidez, equilíbrio e, principalmente, o desenvolvimento do pensamento estratégico.
Além disso, é ótimo para o alívio do estresse no dia a dia, isso porque, os treinamentos exigem um foco mais preciso da mente, contribuindo na liberação da adrenalina e enchendo o praticante de energia.
Pra finalizar, reforçamos o seguinte: dá pra se profissionalizar se você realmente quiser isso. Mesmo que você tenha entrado no curso por lazer, é legal pensar que ele abre oportunidades de emprego nas áreas de segurança, além de permitir que você tenha contato com outros profissionais da área.
Então, se você quer aprender a atirar de verdade pra relaxar ou quem sabe até pra virar um especialista, um curso vai te levar do iniciante ao profissional sem problemas. E tudo sem precisar enfrentar toda a papelada para conseguir uma arma! Mas tem que treinar pra valer hein!
Gostou do blog de hoje? Esperamos que sim! Qualquer dúvida, crítica ou sugestão, é só deixar pra gente nos comentários beleza?
Até a próxima galera!
Já tem sua arma? Que tal ler sobre os fundamentos básicos no tiro na matéria abaixo?