Escrever liberta
Estima-se que hajam no Brasil algo em torno de 70 blogs voltados aos assuntos de segurança publica e policia.
Qual deles você segue?
O Rio de Janeiros figura como campeão em blogueiros policiais com 22 blogs na ativa. Seria resultado da violência que lá existe? Ou os policiais do Rio de Janeiro tem mais propensão a escrever sobre seus dia a dia?
Segundo pesquisa da UNESCO, desde 1994, quando o estudante americano Justin Hall lançou o seu diário on-line – considerado um dos primeiros blogs do mundo – os diários na internet proliferaram numa escala inédita na história das comunicações.
O último relatório do Technorati, um indexador que monitora páginas em 66 países e 81 línguas, mostra que a multiplicação dos blogs é um fenômeno global que está mudando todos os setores da atividade humana. Segundo o Technorati, entre 2002 (início do monitoramento) e 2008 foram indexados cerca de 133 milhões de blogs no mundo. No Brasil, os números da internet são divergentes.
O Ibope estima o número de usuários da internet brasileira em 62,3 milhões.
Porque escrevem?
Para mostrar a visão de segurança pública de alguém de dentro da corporação.
Segundo a pesquisa. Uma característica comum a vários depoimentos é a ideia de que no passado muito se falou sobre a polícia e os policiais, mas quase nada foi dito pelos próprios agentes de segurança. O debate era sempre entre os profissionais de meios de comunicação, os especialistas e os governantes. O crescimento acelerado da blogosfera mostra a urgência que os policiais estão construindo um espaço onde é possível falar, tomar a palavra e elaborar conclusões, sempre na primeira pessoa.
Já o Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic) calcula este número em 71,7 milhões. Deste total, o Cetic estima que 17% teriam blogs ou páginas na internet. A realização de uma versão nacional da Campus Party, considerada o maior evento de inovação tecnológica e entretenimento eletrônico no mundo, revela o dinamismo do mercado brasileiro.
Como separar o que é relevante para o meio policial do que não é?
A maioria das noticias é sobre tragédias e vemos poucas realmente instrutivas, que possam mudar ou ajudar a mudar a forma como faz o serviço. Ajudar a ficar mais seguro, a mudar o comportamento. Uma informação que tenha objetivo de ensinar e não só disseminar a violência gratuita.
Se você ainda está lendo é porque se interessa também em outros assunto que não somente gente estraçalhada e sendo morta. Ok isso faz parte do seu dia a dia quando em serviço. Mais um motivo para não ver isso também na internet em seu horário de folga não é?
Ah mas eu adoro ver vagabundo se dando mal. Tudo bem, mas isso não te ajuda a se livrar da mesma situação ajuda?
Pensando nisso, reunimos nesse artigo os 10 melhores blogs de assuntos policiais em nossa opinião que não falam somente de politica e contra governos ou de tragédias.
Deixe os seus favoritos nos comentários. Eles podem ajudar seus colegas a permanecerem vivos.
Este blog como a maioria também retrata notícia do meio policial e como a violência é gerada, porem tem uma categoria inteira de artigos sobre, armas, equipamentos, jurídico e muito mais para seu deleite. Muita informação boa para um bom aprendizado.
No topo, vá na guia TECNICAS e encontrará um vasto material que pode lhe auxiliar em muito no seu trabalho diário. Nos diga o que achou dos assuntos lá abordados.
2 -DIÁRIO DE UM PM
Este é o blog com melhor conteúdo de matérias relevantes que eu sigo. Não fala de politica ou reclama do governo. Trata sim de matérias relevantes ao meio policial com muita informação gratuita. vale a pena ler os artigos.
Não é atualizado a algum tempo mas acredito que as matérias lá postadas já te dará boas horas de leitura.
3-POLICIA PELA ORDEM
Neste blog você vai encontrar modelos de defesas jurídicas além de outras informações pertinentes a caserna. Projetos de leis em andamento, legislação e notícias.
Vale a pena dar uma olhada.
4 -UNIVERSO POLICIAL
Muita informação relevante e até entretenimento pode ser encontrado nessa página. Histórias e literatura para quem gosta de leitura.
O projeto policiamento inteligente tem por objetivo principal levar aos policiais, sem custo adicional, uma aprendizagem diferenciada no campo da segurança pública, fortalecendo valores e atitudes com a finalidade de permitir o desenvolvimento do policial por meio da análise acadêmica de projetos e reflexão de suas atitudes, proporcionando conceitos básicos de polícia, violência, cultura, polícia comunitária, mediação de conflitos, cidadania, dentre outros, de forma a oferecer ao policial, ferramentas de aprendizagem adequadas e motivadas.
Curtiu? Vaí lá conferir.
DEPOIMENTO ANÔNIMO
Blog de um escritor sem compromisso, que narra contos, confusões e histórias de uma não tão pacata delegacia. São contos que o autor relata de seu cotidiano. Qualquer semelhança pode não ser meramente ilustrativa. Você decide.
CICLO COMPLETO
O ciclo completo não é um blog mas um site com muita informações importantes sobre o ciclo completo de policia. Você vai encontrar aqui os modelos de policia utilizados no mundo, jurisprudência e muita mas muita informação sobre o ciclo completo de policia. Se interessa por esse assunto? Vá lá e dã o confere.
PENSANDO SEGURANÇA
Um blog com muitas informações relevantes ao policial que quer estar atualizado. Assuntos que tem relação com o dia a dia da profissão o que é raro em muitos blogs que se limitam a compartilhar tragédias.
Existem outros?
Fizemos uma varredura pela rede e só encontramos blogs com cunho politico e não instrutivo.
Será que não temos espaço para quem quer realmente aprender ou não temos gente querendo ensinar e so compartilhar tragédias.
Na verdade acredito que foi por isso que fizemos a Warfare Tactical Magazine.
Para poder levar a você leitor um pouco de conhecimento. Trocar informações relevantes de forma que possamos melhorar o desempenho de nossos irmãos na rua.
O problema que você passa outros irão passar e com certeza outros já passaram.
Que tal compartilhar sua experiência?
Que tale escrever artigos que sejam de valor para seus colegas em outras organizações?