“12 Herois” é definido nos dias angustiantes após o 11 de setembro, quando uma unidade de elite das Forças Especiais dos EUA, liderada por seu Capitão, Mitch Nelson (Hemsworth), foi escolhida para ser os primeiros soldados americanos enviados ao Afeganistão para uma missão extremamente perigosa, resposta aos ataques. Deixando suas famílias para trás, o time é jogado na remota e acidentada paisagem do norte do Afeganistão, onde eles devem convencer o General Rashid Dostum (Navid Negahban) a unir forças para combater seu adversário comum: os Talebans e seus aliados da Al Qaeda.
Além de superar a desconfiança mútua e uma vasta divisão cultural, os americanos – acostumados à guerra de ponta – devem adotar as táticas rudimentares dos soldados a cavalo afegãos.
Apesar de formarem um vínculo desconfortável e um respeito crescente, os novos aliados enfrentam desvantagens esmagadoras: superados em número e superados por um inimigo impiedoso que não faz prisioneiros.
Fonte: 12strongmovie.com
Em resposta aos ataques de 11 de setembro de 2001, a unidade de elite das Forças Especiais dos EUA, Operational Detachment-Alpha 595 (ODA 595), foi uma das três equipes de soldados das Forças Especiais enviadas ao Afeganistão. No início, sua missão era de recuperação de pessoal, encarregada de resgatar todos os pilotos abatidos durante a guerra aérea no Afeganistão. No entanto, a missão rapidamente mudou e se transformou em convencer os líderes étnicos (alguns eram mais parecidos com os senhores da guerra) a unir forças com eles para combater seu inimigo comum: os aliados Taleban e Al Qaeda.
A CIA forneceu informações sobre quais líderes étnicos trabalhar, incluindo o general afegão Rashid Dostum. Uma vez que o ODA 595 se ligou a Dostum, eles deveriam “tornar a área insegura para a atividade terrorista e do Taleban”, diz o Boi Verde Mark Nutsch, interpretado por Chris Hemsworth no filme.
ODA 595 era uma equipe experiente e madura de Boinas Verdes que havia trabalhado recentemente com forças de operações especiais no Uzbequistão, vizinho do norte do Afeganistão.
A equipe trabalhava junto há dois anos e a idade média era de 32 anos. Cada membro tinha uma média de oito anos de experiência e a maioria tinha experiência de combate na Tempestade no Deserto, no Kosovo ou na Somália.
Quanto ao líder da equipe, Mark Nutsch, o equivalente real do personagem principal do filme interpretado por Chris Hemsworth, ele não tinha experiência real de combate antes da missão. Sua falta de experiência de combate é apontada no filme. No entanto, ele havia sido implantado no Oriente Médio e em todo o mundo.