O Cavaleiro na Pele de Pantera
A epopeia nacional da Geórgia, escrita por Shota Rustaveli.
Este poema épico foi escrito pelo poeta Georgiano Shota Rustaveli, nos finais do século XII, inícios do século XIII, durante a Era Dourada da Geórgia.
Na mesma altura em que Vardzia prosperava sob o controlo da rainha Tamar.
É uma obra importante da literatura georgiana e considerada uma das maiores obras literárias do Cáucaso.
O poema conta a história de Tariel, um príncipe persa que se apaixona por Nestan-Darejan, uma princesa georgiana. O amor de Tariel por Nestan-Darejan é tão forte que ele decide se transformar em um guerreiro em pele de pantera para resgatá-la do cativeiro. A história é repleta de aventuras emocionantes, incluindo batalhas épicas, traições e a busca pela verdadeira identidade de Nestan-Darejan.
O Cavaleiro na Pele de Pantera é uma obra notável por suas descrições poéticas da natureza e pela profundidade de seus personagens. O poema também é valorizado por sua mensagem sobre a importância do amor e da busca pela verdade. A história é uma obra-prima da literatura medieval e ainda é estudada e apreciada na Geórgia e em todo o mundo.
QUEM FOI SHOTA RUSTAVELI
Shota Rustaveli foi um poeta, escritor e filósofo georgiano que viveu no século XII.
Ele é mais conhecido por ser o autor da epopeia “O Cavaleiro da Pele de Pantera” (“Vepkhistkaosani” em georgiano), que é considerada uma obra-prima da literatura medieval e um dos mais importantes tesouros culturais da Geórgia.
Acredita-se que Rustaveli tenha vivido entre 1160 e 1216. Ele serviu na corte da rainha Tamar da Geórgia, que era uma grande patrona das artes e da cultura.
A obra “O Cavaleiro da Pele de Pantera” foi escrita durante o reinado de Tamar, e é uma história de amor e aventura que conta a história de um jovem cavaleiro que se apaixona por uma bela princesa.
Além de sua obra literária, Rustaveli também foi um filósofo e teólogo. Ele escreveu obras sobre ética, moralidade e religião, e era um defensor do amor e da justiça.
Sua influência na cultura georgiana é enorme, e ele é considerado um dos maiores poetas da literatura mundial.
A Geórgia e o vinho
A Geórgia tem uma rica história na produção de vinho, sendo considerada por muitos como o berço da viticultura. Acredita-se que a região tenha sido um dos primeiros lugares do mundo a cultivar uvas para a produção de vinho, há mais de 8.000 anos.
O vinho é uma parte importante da cultura georgiana e a produção de vinho é tradicionalmente vista como uma atividade familiar. As técnicas de produção de vinho na Geórgia são únicas, com a utilização de enormes recipientes de argila chamados qvevri, que são enterrados no solo para fermentação e armazenamento do vinho. Esse método tradicional ainda é utilizado por muitos produtores de vinho na Geórgia.
O país tem mais de 500 variedades de uvas autóctones e a maioria dos vinhos georgianos são produzidos a partir de uvas brancas, como Rkatsiteli, Mtsvane e Kisi, e uvas tintas, como Saperavi. Os vinhos georgianos são conhecidos por suas notas de frutas frescas, acidez equilibrada e um certo caráter mineral.
O vinho é celebrado na Geórgia em diversas ocasiões, como casamentos, funerais e feriados religiosos. A tradição de brindar com vinho é um sinal de respeito e amizade na cultura georgiana.
A história
O Cavaleiro da Pele de Pantera” é uma epopeia poética que aborda temas universais, como o amor, a amizade, a lealdade, a honra e a coragem.
A história é centrada no personagem principal, o cavaleiro Avtandil, que sai em busca da princesa Tinatin, a quem ele nunca viu, mas de quem se apaixonou através de seus sonhos. No caminho, ele enfrenta muitos desafios e perigos, incluindo monstros, traições e batalhas sangrentas.
Ao longo da história, Rustaveli explora temas como o papel da honra na sociedade, a relação entre o amor e a coragem e a importância da lealdade e da amizade. Sua poesia é elogiada pela riqueza de sua linguagem e pela profundidade de seus temas.
Além de “O Cavaleiro da Pele de Pantera”, Rustaveli também escreveu outras obras importantes, incluindo “O Manuscrito do Arito”, um tratado filosófico sobre ética e moralidade, e “O Testamento de Kakheti”, uma obra de poesia que celebra a beleza da região georgiana de Kakheti.
Rustaveli criou uma galeria de personagens vivos, puros, de plástico; seus heróis são lutadores altruístas e destemidos pelo triunfo da justiça e da felicidade.
O Enredo
o eminente, mas idoso rei da Arábia – Rostevan, sem filho-herdeiro, eleva sua única filha ao trono – a adorável e inteligente Tinatin, que tinha amor pelo notável comandante (spa) e cavaleiro – o cortesão Avtandil.
Certa vez, durante uma caçada, o czar e Avtandil encontraram um estranho cavaleiro chorando perto do rio. As tentativas de falar com ele foram em vão, ele aleijou e matou muitos dos mensageiros do rei, e então desapareceu, não ousando lutar com o próprio rei e Avtandil.
O rei instruiu seus servos a procurá-lo por um ano, mas ninguém foi capaz de encontrar o misterioso cavaleiro. Então Tinatina instruiu seu amante a trazer um estranho misterioso por todos os meios.
Se ele não puder encontrá-lo dentro de três anos, ele deve retornar. Avtandil, depois de longas e perigosas andanças, encontrou este cavaleiro chamado Tariel, isolado em uma caverna deserta.
Tendo selado amizade com um juramento e confraternizado com Avtandil, Tariel contou-lhe sua triste história: ele é um grande cortesão do grande rei indiano Farsadan, atormentado por um amor apaixonado pela princesa Nestan-Darejan.
Mas o destino não é bom para os amantes; O rei Farsadan planejava dar Nestan em casamento ao filho do xá Khorezm, que, além disso, foi declarado herdeiro do trono indiano (que Tariel era considerado).
Por instigação de Nestan-Darejan, Tariel matou seu rival e estava se preparando para tomar o poder em suas próprias mãos. Nestan foi acusado de amor cruel pelo rebelde e, após severas surras, foi removido sem deixar vestígios para muito além das fronteiras da Índia.
Tariel saiu em busca, mas sem sucesso … Por fim, o cavaleiro desesperado deixou o mundo, retirou-se, lamentando amargamente sua vida no deserto. O servo de Nestan-Darejan, Asmat, vivia com ele na caverna.
Avtandil consolou e encorajou seu irmão glorioso. Ele foi para casa, pois o mandato de três anos, após o qual ele deveria ser considerado morto, estava chegando ao fim, mas prometeu voltar e ajudar Tariel.
Após seu retorno, o czar Rostevan se recusa a deixar o comandante novamente e Avtandil tem que sair contra a vontade do czar, já que ele não pode quebrar o juramento feito a seu amigo.
No final, ele realmente pegou o rastro de Nestan-Darejan. Ela foi presa na fortaleza inexpugnável de Kadzheti. Tariel e Avtandil, com a ajuda do terceiro irmão Freedon, tomaram posse da fortaleza, libertando Nestan, e alegres e felizes voltaram para suas terras.
Pensamentos de Rustaveli.
O mundo não foi criado por Deus para torná-lo uma morada do mal.
A terra, adornada com uma beleza incomparável e multicolorida, foi criada para o homem, pois o próprio homem faz parte da divindade, é sua própria partícula, sua geração, sem ele a unidade e a harmonia do mundo são inconcebíveis. já no mundo terreno, é capaz de introduzir uma pessoa na mais alta harmonia.
A razão é dada ao homem, para que ele conheça o mundo criado para ele.
Todas as leis da vida terrena como um todo operam com crueldade inexorável, mas aquelas que operam apenas nas trevas da aversão e da irracionalidade nunca serão felizes.
“O mal é morto pela bondade, mas a bondade não tem limite.”
O poema de Rustaveli é um hino entusiasta ao amor livre, terreno, puro e sublime. O poeta rejeita o amor, grosseiramente sensual, base carnal. O poema expressa claramente a ideia de admiração por uma mulher, a possibilidade de igualdade moral e intelectual entre homem e mulher é poeticamente fundamentada.