Infelizmente essa quarta-feira (dia 13/03) ocorreu um atentado em uma escola deixando diversos feridos e 10 mortos, um caso que com certeza choca, decidi então reunir diversas informações que podem ser úteis para ajudar em uma situação parecida com um atirador ativo, No final desse texto irei dar créditos a todos que me ajudaram a escrever esse texto e alguns artigos úteis.

Dicas valiosas para sua sobrevivência pessoal.

  1. Nunca perca de vista o atirador: saber de onde vem a ameaça irá te ajudar saber para onde deve ir.
  2. Corra e busque cobertura: sempre corra, além de você se tornar um “alvo mais difícil” busque uma barreira física(paredes, muros, muretas e etc) além de uma proteção, você se torna mais difícil de se ver.
  3. Seja silencioso: Tente fazer o mínimo de barulho, e mantenha-se oculto para os agressores.
  4. Não confronte os agressores caso não esteja preparado: em diversas situações eles estão armados com armas de fogo  ou armas brancas, se você não for preparado NÃO TENTE SER O HERÓI.
  5. Conheça o local: geralmente atentados ocorrem em lugares com grande fluxo de pessoas e que são frequentes para elas, conheça as entradas e saídas assim você tem mais opções para a fuga
  6. Prepare um plano de fuga: Correr sem direção só irá tornar suas chances de se tornar uma vítima maior.
  7. Largue suas coisas para traz: Em momentos como esse é essencial se focar na situação, esqueça os bens materiais.
  8. Tente manter a calma: o mais importante de tudo, óbvio que em situações assim e quase impossível manter a calma caso você não esteja preparado, evite tomar decisões sem pensar.
  9. Ajude o próximo: caso você esteja mais preparado (com grande expansão dos adeptos do sobrevivencialismo, a virtude de “estar preparado” vem crescendo) ou caso seja um profissional apto (Policiais, bombeiros, médicos, enfermeiros, socorristas) ajude os menos preparados ou despreparados a sair do local.
  10. Use o ambiente ao seu favor: dispare alarmes de incêndio, caso fique confinado, tente criar barreiras físicas (Jogue cadeiras, mesas impedindo a entrada dos agressores).
  11. Não filme o incidente: Na era da tecnologia o que mais acontece e vídeo gravados de celulares e postados logo em seguida, USE O CELULAR PARA LIGAR PARA OS NÚMEROS DE EMERGÊNCIA (POLÍCIA MILITAR:190 / BOMBEIROS:193 / SAMU:192) .
  12. Conheça suas limitações: Não a vergonha nenhuma em fugir, nem sempre estamos preparados para ter uma reação agressiva, mas ajude o próximo.
  13. Não corra por cima das pessoas caídas: você pode atrapalhar elas a levantarem além de torna-las mais uma vítima, AJUDE ELAS.
  14. Fique o mais distante possível da área de risco: não fique próximo do local, e se possível vá atrás de ajuda.
  15. Seja agressivo: Se você perceber que sua vida está em risco eminente, não tenha medo de lutar por ela, de preferência faça isso em grupos assim você pode desestabilizar a ameaça, arremesse objetos, bata, LUTE (Lute como se sua vida depende-se disso).

CORRA, ESCONDA-SE, LUTE E SE PREPARE 

Cada vez mas se mostra necessário que nós temos que estar preparados para situações de violência extrema, estar preparado pode ajudar você e outras pessoas a se salvarem de uma situação assim, se você acha que tem algum a acrescentar coloque aí em baixo, uma dica pode salvar vidas.

Eu Arthur José escrevi escrevi essas dicas usando como base informações colhidas no livro “100 deadly skills survivor edition”, informações colhidas no grupo da Warfare (composto por diversas pessoas da área de segurança pública), agradeço a todos que ajudaram.