By wALDEVIR JUNIOR July 8, 2016

Como vimos no post anterior e entendemos dessa forma, uma faca não pode ser considerada uma arma de defesa e sim contra ataque. Essa é nossa opinião. Sabendo disso, vamos analisar nas linhas abaixo os danos que uma  faca pode causar ao ser utilizada. O estudo abaixo pode ser utilizado em caso de lesões por outros objetos que não só faca até para APH. Dessa forma você poderá utilizar meios para tentar sobreviver se a ameça já estiver sanada. Se não estiver, tente sanar a ameça e depois sanar o sangramento. lembre-se de que você pode ter segundos antes de apagar e possivelmente morrer se esses pontos forem afetados. A utilização de um IFAK com os materiais necessários é sua unica chance de sobreviver a isso.

Muitas pessoas carregam uma faca ou canivete no bolso diariamente ou até mesmo tem acesso devido a sua popularidade, muitos deles até pensam em usá-la como uma arma de contra ataque em caso de necessidade. Mas quase ninguém sabe realmente  como usá-la. Porém mesmo não sabendo podem lhe causar lesões e consequentemente a morte.

Vamos  deixar algumas coisas Bem claras claras.

Se você usar uma faca contra um outro ser humano isso é considerado  uso de força letal e será enquadrado como homicídio ou tentativa de homicídio se seu oponente não vier a óbito, mesmo em questão onde você possa alegar defesa pessoal. Além disso, é crime somente o fato de você portar a mesma em alguns estados brasileiros. Se você não está disposto a ferir ou matar seu agressor, não saque a faca.

ATENÇÃO:

Neste post, vamos falar sobre traumas que podem ser causados em outro ser humano com uma arma afiada e pontiaguda e tempo que isso pode levar a morte. Se você não esta preparado para ver isso, talvez seja melhor você não ler mais a partir daqui.

AVISO LEGAL:

Não estamos induzindo você matar pessoas e ou feri-las. Se você usar qualquer uma dessas informações aqui relatadas em uma situação diferente das descritas, você será preso e possivelmente condenado. Então utilize como método de ensino e não com o intuito de ferir ou lesar alguém. O Objetivo único aqui é didático e poder saber os locais de possíveis ferimentos e o que acontece ao ser ferido para que você entenda a gravidade do ferimento e possa saná-lo e sobreviver, ou até mesmo sanar em seu companheiro em caso de necessidade. Claro, se você caiu na mão de terroristas e precisa sobreviver use de forma letal esses ensinamentos, porém seja responsável por suas ações.

         Repare que o título deste post é “Anatomia de Combate: Ferimentos cortantes –  como sobreviver”,  e não “Como lutar e matar com uma faca”.  Lutar é algo que você faz quando todo o mais falhou, e agora você está em uma lutar por sua vida. Mesmo se você estiver 100% certo e justificando o uso de uma faca como arma, você provavelmente vai ter problemas legais por causa disso.

Se você ainda está lendo, eu espero que esta informação posa ser usada para salvar a sua vida ou de seus companheiros.

Combate físico é algo que deve ser treinado e praticado. Então caso você queira executar qualquer coisa melhor do que meia-boca ou ate mesmo não se  colocar em risco maior por não dominar a técnica, pense em aprender primeiro a usar o equipamento. Lembre-se de que o outro lado não esta parado e esperando que você ataque ou se defenda.  Sugiro que procure aprender a usar qualquer coisa que se prontifique a usar em sua defesa.

Se você carregar uma faca esperando por essa situação extrema, pergunte-se: Eu estou preparado para cortar um outro ser humano, possivelmente resultando na sua morte?

Repetimos: Nosso estudo aqui se refere as lesões e não tem o intuito de lhe mostrar como atacar alguém. Dito isso, iniciamos o estudo.

Anatomia Básica

Vamos iniciar nosso estudo iniciando com um pouco de anatomia básica:

Qualquer pessoa que entenda um pouco de anatomia, vai ser capaz de dizer que este desenho não é 100% preciso e que não está em escala, porém, é o mais perto que podemos chegar e é suficiente para o nosso propósito aqui. 

Os seres humanos têm um medo profundo e instintivo de facas e de serem feridos. É possível que simplesmente brandindo uma lâmina, você fará com que seu atacante pare e pense diferente. Claro que isso não é uma regra e o único fator que você não pode controlar, é o fator humano. Então não acredite piamente nisso. Não coloque sua vida nessa informação pois seu oponente pode ter uma arma de fogo por exemplo e não irá se intimidar por sua faca. A não ser que você domine o uso desta e saiba a distância e velocidade que você pode percorrer até sanar a ameaça. 

Se você decidir mostrar ao atacante que você está armado e eles der meia volta, você deve fazer duas coisas imediatamente:

Você precisa sair porque os criminosos podem decidir que a faca não era tão ameaçadora ou quando chegarem em algum lugar onde eles possam obter reforços ou outras armas, nenhum dos quais é, geralmente, muito longe de onde eles escolhem para cometer seus crimes.

Você precisa chamar a polícia e relatar o incidente para que o invasor que você só assustou não tenha uma ideia de “gênio” e decida chamar a polícia e relatar que você o ameaçou com uma faca enquanto ele estava ajudando uma velha senhora a atravessar a rua.

Pontos de corte ou pontos sangradores.

Existem pontos bem vascularizados no corpo que ao serem cortados, despejam muito sangue a partir do corte. O ser humano fica em modo de defensiva quando observa muito sangue saindo e seu desejo de ataque pode cessar, partindo esse para o modo de defesa ou fuga. Exemplificamos abaixo, pontos que você pode atacar em caso de necessidade e ao mesmo tempo saberá o que deve fazer caso encontre alguém com esse tipo de ferimento ou mesmo você seja ferido em ação.

Para isso é importante você conhecer esses pontos. Veja a figura abaixo.

Fig 01                                                                               Fig 02

Uma vez que o corpo humano é mais ou menos simétrico, os pontos mostrados estão no mesmo lugar em ambos os lados esquerdo ou direito do corpo.

  1. O ponto A  é a artéria temporal superficial que corre ao longo do exterior do crânio através do Templo. Se cortar nessa região, vai haver muito sangramento.
  2. Ponto B é o lado do pescoço e garganta apenas sobre o pomo de Adão. Esta área contém a artéria carótida e veia jugular. Se qualquer uma destas for cortado o atacante vai sangrar até a morte muito rapidamente. A carótida esta aproximadamente 3,5 cm abaixo da superfície da pele, por isso, será necessário um corte profundo para alcançá-la, no entanto, se cortada irá resultar em cerca de 5-15 segundos para leva-lo a morte. Pessoas sob efeito de drogas podem continuar atacando por até um minuto inteiro. É  possível salvar alguém mesmo com essa artéria cortada, por isso aprenda o que fazer. procure pessoal especializado e aprenda tudo que puder.
  3. O ponto C é o trapézio. Este músculo é responsável por grande parte do movimento do ombro. Se cortado, interrompe o movimento do braço e isso pode impedir o agressor de continuar a lhe atacar.
  4. O ponto D  é um corte para o lado externo do músculo peitoral.  Se o corte for nesta região e horizontalmente e em direção ao braço pode potencialmente cortar a veia cefálica, que vai sangrar profusamente.
  5. O ponto E é um corte através da parte dianteira do músculo deltóide. Se feito com força, pode também cortar a veia cefálica.
  6. O ponto F  é um corte no músculo bíceps. Este músculo é responsável por grande parte do movimento do braço e contém várias veias.
  7. Ponto G  é um ponto no interior da articulação do cotovelo. Temos alí numerosas veias. Esta área contém também os ligamentos que permitem o movimento no antebraço.
  8. O ponto H é um corte horizontal ao longo da testa. Esta área é densa com as veias, e vai sangrar profusamente quando cortadas, potencialmente ceguando seu atacante devido ao volume de sangue que lhe cairá aos olhos.
  9. Ponto I  é um corte vertical ao longo da bochecha e queixo. Esta área contém alguns dos principais nervos da face e será extremamente dolorosa.
  10. Ponto J é um corte horizontal ao longo do pescoço e da garganta. Esta área contém não só a veia jugular, mas a traqueia e os ligamentos que controlam o movimento da cabeça. Cortes nesta região irão levar o oponente a morte.
  11. No ponto K é o trapézio mais perto do pescoço.
  12. Ponto L é um forte corte através do músculo peitoral. Um corte profundo aqui vai destruir a capacidade do atacante para dar socos.
  13. Ponto M é um corte vertical, poderoso para no abdômen. Uma penetração bem sucedida da parede abdominal aqui vai resultar em perda de movimento, e possível evisceração , o que pode levar seu oponente a morte.
  14. Ponto  N é um corte horizontal no abdômen. Uma penetração bem sucedida da parede abdominal aqui vai resultar em perda de movimento, e possível evisceração.
  15. O ponto O  é um corte que penetra para o interior do antebraço entre os ossos rádios e cúbitos. Penetração de mais do que uma polegada vai separar uma grande quantidade de veias e resultar em perda de sangue rápida.
  16. Ponto P  é um corte através da parte traseira da cabeça, começando no topo traseiro da orelha e que termina perto do centro do crânio. Há um grupo de pequenas artérias que são apresentadas do lado de fora do crânio aqui, e sangram profusamente se cortadas.
  17. O ponto Q é um corte ao longo da aresta exterior da omoplata, e irá resultar na perda de movimento no ombro.
  18. Ponto R em é um corte vertical, para baixo a parte de trás entre a lâmina da coluna vertebral e ombro. Este grupo de músculos é responsável por grande parte do movimento da parte superior do tronco.
  19. Ponto de S é um corte vertical ao longo da caixa torácica e área de rim. Isto será extremamente dolorosa e resultar em perda de movimento.
  20. Ponto T  é um corte horizontal através da parte de trás do pescoço. Para além das numerosas veias aqui, estes músculos controlam a maior parte do movimento da cabeça.
  21. Ponto de L é um corte na parte de trás do músculo trapézio que irá resultar em perda de movimento no ombro.
  22. Ponto V é um corte com os músculos na parte de trás entre o bordo inferior da lâmina do ombro e da coluna, curvando-se a seguir a omoplata. Isto será extremamente dolorosa e resultar em perda de movimento na parte superior do tronco.
  23. Ponto de W é um corte horizontal ao longo da parte inferior das costas. Esta área é altamente densa com nervos e irá resultar em dor e perda massiva de movimento na parte superior do tronco.
  24. Pontos sangradores no Braço

A Figura abaixo apresenta uma visão melhor da estrutura arterial na cabeça, pescoço e braços.O ponto A na Figura abaixo é a artéria braquial, que corre ao longo do interior do braço. Esta artéria é profunda, mas cortando ele irá resultar em perda de consciência em menos de 15 segundos e morte em menos de 90 segundos. Para sanar problemas nessa região utilize um torniquete de combate do tipo TET. Veja que em 90 segundos você não terá tempo de improvisar como a maioria espera que se faça. Não conte com isso, tenha o equipamento em seu IFAK.
O ponto C na figura abaixo é a artéria radial (esta artéria passa no topo do osso rádio 2-4 polegadas atrás da base do polegar). Cortando a artéria radial pode resultar em perda de consciência em menos de 30 segundos e morte em menos de dois minutos. Novamente você não terá tempo para improvisar e provavelmente não será você que irá aplicar o torniquete e sim seu companheiro. Tenha a certeza de que ele sabe como aplicar. Passe o conhecimento adiante se você souber. se não souber procure aprender.

Agora você tem acesso aos pontos de maior perigo no corpo humano em se tratando de ferimentos por objetos perfuro cortantes que podem lhe levar a incapacitação ou morte. Se em caso de contra ataque você necessitar como ultimo recurso, utilize os pontos que levam a morte com mais rapidez. Lembre-se de que haverá implicações jurídicas desse fato mas a escolha deve ser sua. Se deseja sobreviver ou morrer. Em caso de você ser ferido ou seus companheiros nesses pontos, você poderá passar ao pessoal especializado informações mais precisas do ferimento. Sempre tenha um kit tipo IFAK consigo para aumentar a sobrevida até a chegada ao local ou de pessoal que poderá resolver.

Lembre-se de que sobreviver deve ser o intuito