A única maneira verdadeira de descobrir quem é quem, é realmente estar em uma briga. Não precisa ser uma luta física, pode ser financeira ou emocional; pode ser doença ou lesão debilitante; pode ser um problema que afeta seus filhos, sua esposa, seu trabalho ou um amigo querido.

Esses eventos que estamos passando irão te apresentar a várias pessoas. Algumas você já espera algum tipo de comportamento, de outras, você será surpreendido.

Sparta tinha um grande exercito mas foram somente 300 que lutando ombro a ombro seguraram os Persas.

Então você não precisa de muitos, mas precisa de bons. De gente corajosa, de gente com fúria nos olhos, de gente verdadeiramente honrada.

Você não tem olhos por todos os lados e é imprescindível para o seu sucesso que você tenha outros com quem possa contar. Outros que como você tem um objetivo.

Outros que mesmo não conseguindo ver o que você vê te apoiam.

 Depois de 19 anos juntos, Gizelia, minha esposa, nunca me deixou em uma briga (e nesse período, enfrentamos algumas lutas bastante difíceis). Por outro lado, nunca deixei seu flanco aberto. Ficamos ombro a ombro, não importa o quê. Também não estamos procurando parcerias com pessoas que dão as costas e correm ao primeiro sinal de problema. Acaba mal para todos os envolvidos e tivemos algumas experiências nesses longos anos.

Os antigos espartanos utilizavam o que chamavam de “falange”, como formação de batalha em espera, para enfrentar qualquer ameaça. Os guerreiros ficavam lado a lado, protegendo um ao outro com seus escudos. Enquanto a linha fosse mantida, eles prevaleceriam na luta. Se alguém na linha corta e corre, toda a linha entra em colapso, a integridade da formação protetora se desintegra e a batalha se perde. Seja muito seletivo com quem você deixou entrar na falange. 

Seu sucesso depende disso, seja ele empresarial ou social.

Jair Messias Bolsonaro tem seus 300 e luta uma guerra desigual em um mundo de bocas de aluguel. Um Mundo que se modifica a cada dia e o conflito não é bélico e sim de narrativas.

Como era sua realidade quando ele se apresentou? O que você esperava do mundo? Ele te deu esperança quando foi eleito? Onde esta sua esperança no momento que ele precisa de você?

Você não precisa concordar com tudo que ele fale ou faça mas se você faz parte dessa falange, se você acredita que os Persas estão no nosso portão, não rompa a linha.

Mantenha a linha firme. Apoie seus seus vizinhos nessa hora, os que são e os que não são proprietários de algum negócio. Apoiar não quer dizer ser trouxa e cair no conto da injustiça, da malandragem.

Apoie quem você vê que esta se esforçando, fazendo sua parte na falange.

Seja a pessoa com que se pode contar.