O psicólogo polonês, Solomon Asch é considerado um dos pioneiros da psicologia social, área em que concentrou suas pesquisas.
Uma das suas áreas de estudo é a influência que os outros podem ter em nosso comportamento.
Ele realizou uma série de experimentos que são conhecidos pelo nome genérico de “o experimento de Asch”.
Trata-se de uma série de pesquisas realizadas em 1951 cujo principal objetivo era provar que as pessoas se submetem ao poder do grupo, adotando uma atitude de conformidade em relação a este.
Você consegue perceber como nós temos tendência em repetir alguns comportamentos, mesmo que num primeiro momento não concordando com eles?
Por exemplo, você está andando na rua, e alguém olha pra cima. Você, num primeiro momento, até resiste em fazer o mesmo movimento, mas então mais uma pessoa olha, e mais uma, e mais uma. Você não resiste, e quando percebe já olhou para cima também.
Consegue perceber como somos jogados de um lado para o outro nas redes sociais por posts que nos impelem a dar opinião sobre tudo?
No geral vemos pessoas que não conhecem nada sobre o assunto opinando no efeito manada e indo de acordo com a boiada sobre quase tudo.
E nós?
Vamos pensando e nos afastando da manada.
Segundo Asch, indivíduos ou grupos se tornam conformistas para evitar o conflito entre duas opiniões diferentes e a rejeição pela maioria.
O sujeito que se conforma não aceita de fato à opinião da maioria. Ou seja, ele conserva a sua própria opinião, mas assume publicamente a opinião da maioria.
Esta analisando suas ultimas opiniões se são realmente suas ou se esta concordando para evitar conflitos ou até mesmo ser aceito nos grupos sociais?
Asch chegou a conclusão de que o simples desejo de pertencer a um ambiente homogêneo faz com que as pessoas abram mão de suas opiniões, convicções e individualidades.
Os experimentos de Asch, ainda que criticados, trouxeram uma visão diferente e original de como podemos ser influenciados e condicionados pela opinião da maioria.
Na série Brain Games (“Truques da Mente”, no Netflix), um curioso experimento confirma a teoria.
Ele reforça o conceito de que agimos em conformidade com as regras porque aceitamos a sua legitimidade e somos incentivados pela aprovação e recompensa obtidas das outras pessoas.