Conformidade social - Será que você foi fisgado?

O psicólogo polonês, Solomon Asch é considerado um dos pioneiros da psicologia social, área em que concentrou suas pesquisas. 

Uma das suas áreas de estudo é a influência que os outros podem ter em nosso comportamento.

Ele realizou uma série de experimentos que são conhecidos pelo nome genérico de “o experimento de Asch”.

Trata-se de uma série de pesquisas realizadas em 1951 cujo principal objetivo era provar que as pessoas se submetem ao poder do grupo, adotando uma atitude de conformidade em relação a este.

Você consegue perceber como nós temos tendência em repetir alguns comportamentos, mesmo que num primeiro momento não concordando com eles?

Por exemplo, você está andando na rua, e alguém olha pra cima. Você, num primeiro momento, até resiste em fazer o mesmo movimento, mas então mais uma pessoa olha, e mais uma, e mais uma. Você não resiste, e quando percebe já olhou para cima também.

Consegue perceber como somos jogados de um lado para o outro nas redes sociais por posts que nos impelem a dar opinião sobre tudo?

No geral vemos pessoas que não conhecem nada sobre o assunto opinando no efeito manada e indo de acordo com a boiada sobre quase tudo.

E nós?

Vamos pensando e nos afastando da manada.

Segundo Asch, indivíduos ou grupos se tornam conformistas para evitar o conflito entre duas opiniões diferentes e a rejeição pela maioria.
O sujeito que se conforma não aceita de fato à opinião da maioria. Ou seja, ele conserva a sua própria opinião, mas assume publicamente a opinião da maioria.

Esta analisando suas ultimas opiniões se são realmente suas ou se esta concordando para evitar conflitos ou até mesmo ser aceito nos grupos sociais?

Asch chegou a conclusão de  que o simples desejo de pertencer a um ambiente homogêneo faz com que as pessoas abram mão de suas opiniões, convicções e individualidades.

Os experimentos de Asch, ainda que criticados, trouxeram uma visão diferente e original de como podemos ser influenciados e condicionados pela opinião da maioria.

Na série Brain Games (“Truques da Mente”, no Netflix), um curioso experimento confirma a teoria.

Ele reforça o conceito de que agimos em conformidade com as regras porque aceitamos a sua legitimidade e somos incentivados pela aprovação e recompensa obtidas das outras pessoas.