Como utilizar um bastão retráctil

By Waldevir junior Ago 19, 2016

O bastão retrátil é uma das armas de contra-ataque mais eficazes que já foram desenvolvidas, porém ainda é pouco compreendida. Você irá notar em nosso artigo que preferimos usar a definição de “contra-ataque” do que apenas defesa, ilustrando o comportamento pedido pelos confrontos na vida real.

O bastão retrátil é também uma das ferramentas que irá igualar o confronto físico, seja você um policial, um operador militar ou um civil, seja homem ou mulher, desde que você esteja treinado e preparado mentalmente para utilizar, o bastão é uma ótima arma de defesa pessoal e contra ataque.

No caso de policiais e agentes da lei, este deve saber manejar corretamente todo o armamento e equipamento que conduz, pois, constantemente, vê-se em situações onde é obrigado a entrar em conflito com indivíduos infratores da lei.
Claro que estão carecas de saber sobr eo uso progressivo da força que começa como primeira medida, na  negociação e  mediação do conflito, porém por vezes persuadir esses indivíduos a cessarem suas ações, pode não se mostrar tão fácil, principalmente se estiverem em maior número. Comunicação é o caminho preferível para se alcançar os objetivos da aplicação da lei, porém quando esta falha temos de estar preparados para o uso de outras alternativas.

Recentemente verificamos ocorrência em Blumenau SC com pessoas que em uma ocorrência de som alto e motivadas pela turba resolverão investir contra a GUPM. resultado, policiais tiveram de usar arma de fogo para conter a multidão.

Porém, os objetivos da aplicação da lei nem sempre são atingidos pelos meios pacíficos, de forma que o policial tem de fazer a escolhas: ou deixa como está, e alei não é cumprida, ou usa a força. Se escolher a segunda, é necessário que esteja treinado para usar os meios de que dispõe. A utilização do bastão por policial, significa reduzir a necessidade de uso de armas letais, porémm requer técnica ou sua segurança estará em jogo.

As características do bastão e seu uso:

-Arma de impacto com movimento de amplo alcance quando expandida;

-Permanece acessível num confronto “Close Quarter” (como um “Palmstick” ou “Dulo dulo”)

-Enquanto uma mão está ocupada a outra está livre para ser usada na defesa de golpes (hack/pass motions).

Aspecto legal do bastão no Brasil

É notável que poucos programas de treinamento lidem com a efetiva vantagem que a arma expansível pode trazer, especialmente em um possível combate mais próximo (close-quarter).

Ter a arma por si só não é suficiente, é essencial desenvolver as habilidades necessárias para seu uso. Ter e não saber usar é igual a não ter, então procure sempre aprender o máximo que puder sobre técnicas para o uso adequado do que pretende usar.

As habilidades devem passar por:

– Retirada, abertura e fechamento, cobrindo diferentes posições de ataque (com o bastão expandido ou fechado), a retenção da arma, e a habilidade de abrir e atacar ao mesmo tempo.

– A implantação de uma estratégia adequada de “mover e atacar”. Por favor, fique consciente de que diante de seu perfil e situação, sendo um profissional da lei, um civil defendendo uma ameaça ou um operador militar em campo, sua gama de áreas alvo esta suscetível a aumentar. Dito isto, e levando em conta a proporção de resposta os outros sistemas geralmente exigem que suas áreas-alvo geralmente devem ser focadas em braços e pernas, e no grande grupo muscular, evitando cabeças e articulações. Este módulo “mover e atacar” é de fundamental aprendizado aliado com ataques precisos, rápidos e fortes, e deslocamento corporal e um posicionamento adequado. É vital mover-se rapidamente e garantir que a máxima energia seja transferida no ataque. A falta de mobilidade corporal e/ou uma movimentação inadequada do corpo vai fazer com que seu ataque seja falho e colocará você em maior perigo. Também uma estratégia operacional adequada passando pelo trabalho de pernas (“footwork”) e posicionamento corporal irá permitir ao operador ganhar vantagem sobre o alcance da arma para permanecer no controle da distancia e prender o agente efetivamente e de maneira segura.

– Aplicar alavancas, chaves (“locks”) e derrubamentos (“takedowns”). Estes módulos revelam o bastão retrátil (estando aberto ou fechado) como um excelente instrumento de controle em caso 

de resistência do indivíduo, passando a aplicação adequada das técnicas de “dor-suportável”(pain-compliance).

Para concluir esta visão geral, nós gostaríamos de lembrar fortemente que acima de tudo uma atitude sólida do operador é fundamental. Colocando a agressividade adequada e controlando cada passo da sua operação é como induzir uma reação psicológica dentro do assaltante para que você se aproveite dela. E a única maneira de chegar a este ponto é treinando duro em condições simuladas e que elas sejam as mais próximas da realidade, para executar sua estratégia operacional com disciplina e então dar o melhor de sua eficiência.

O bastão é uma arma para permanecer no controle da distancia e prender o agente efetivamente e de maneira segura no serviço policial.

O corpo humano é escalonado em três áreas vitais ou vulneráveis, conforme o trauma decorrente de aplicação de pressão ou de golpe com ou sem o bastão.

Esteja sempre preparado

“Os trauma de nível baixo, ou seja nas pernas e coxas, tendem a causar ferimentos leves e com rápida recuperação, podendo, excepcionalmente, perdurar por tempo moderado, no caso de fraturas. Já os trauma de nível médio, tendem a perdurar por mais tempo, porém,
também temporários e compreendem as articulações, tórax e área pubiana. Os Trauma de nível alto tendem a produzir ferimentos sérios e de longa duração, podendo conforme a intensidade do golpe aplicado, ocasionar a inconsciência, a lesão grave ou, em
casos extremos, a morte. Esta região compreende a cabeça e parte do coração. Evite choques e golpes nessas áreas se o seu intuito é prender o agente. Se o seu caso é de vida ou morte a história e bem outra, mas saiba que terá consequências.

Espero que você tenha gostado dessas informações e possa contribuir conosco.