Visualizações 267

Bolsos Molle: O que são.

Os bolsos Molle ajusaram soldados a se adaptar a diversos tipos de missões.

Apesar dissom eles só foram  introduzido em 1997 como um novo sistema chamado MOLLE ( Modular Lightweight Load-carry Equipment) ou Equipamento modular para cargas leves em uma tradução livre.

 

O sistema MOLLE

Em suma, eles vieram para substituir o antigo sistema ALICE que foram muito utilizado por todos os exércitos ao redor do mundo. No EUA ele era adotado desde janeiro de 1973.

Embora o sistema Alice tenha sido substituído pelo sistema MOLLE, em muitos lugares ainda se usa o ALICE.

Ainda assim, quem não lembra do famoso cinto NA com seus furos que se colocavam os suspensórios? Baioneta, cantil?

VISÃO GERAL

Da mesma forma que o Wifi fez pela internet, o sistema MOLLE realmente abriu muitas opções para o mercado de equipamentos militares. 

Em outras palavras, o sistema MOLLE é toda uma nova geração de conjuntos de bolsos, bases e acessórios, e com isso, podemos nos equipar totalmente diferentes do que o fizemos na missão anterior ou até mesmo nossas aventuras.

Minha Experiência

Por esse motivo, quando ainda estava na ativa e usava o cinto de guarnição padrão fornecido pela PM e os coletes todos com bolsos fixos, só podia levar o mesmo equipamento que já levava.

Contudo, com o  “padrão”, sempre  se buscou a padronização e mesmo que sua função fosse diferente de seu colega, o equipamento era o mesmo.

Seja como for, o Colete MOLLE funciona hoje como a peça central ou base. O coração do nosso equipamento pessoal, e já discutimos isso em outros artigos sobre as Diferenças dos coletes Molle.

Como resultado,  o que levar para um combate foi um texto que escrevemos baseado em minha experiNecia pessoal e você pode encontrar muitas idéias de como montar o seu equipamento.

COMO FUNCIONA O MOLLE

Em primeiro lugar, o Sistema MOLLE deriva ou se une ao PALS (Pouch Attachment Ladder System). É uma grade de correias inventada e patenteada pelo Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia de Soldados Natick do Exército dos Estados Unidos, usada para conectar equipamentos menores a plataformas de carga, como coletes e mochilas.

Alpem disso, hoje esse sistema é praticamente utilizado em todo o mundo por inúmeros fabricantes e descreve de forma genérica o sistema MOLLE.

Em suma, o  PALS consiste em fitas costuradas no equipamento ou base como um colete, uma plataforma ou mochila, e fitas correspondentes nos acessório. 

Portanto, as tiras são entrelaçadas entre as correias em cada uma das duas peças e, finalmente, encaixadas no lugar, proporcionando um ajuste muito seguro, que pode ser destacado com esforço moderado. 

Geralmente se usa-se botões de pressão para fixar essas fitas e alguns Bolsos Molle já vem com as fitas presas para que você não as perca como é o caso dos produtos produzidos pela Warfare.

Por outro lado, 0s novos tipos de sistema molle,  são cortados a laser em tecido de peça única, em vez de fitas costuradas no tecido. Isso é comum em muitos novos itens táticos, de mochilas a equipamentos. 

Logo, o  espaçamento é o mesmo padrão, de modo que as novas escadas laser cut são 100% compatíveis com versões anteriores de bolsas antigas feitas para plataformas de construção de fitas.

Em outras palavras, para montar sua plataforma seja ela colete, mochila ou outra base, você deve passar a fita que esta fixa no seu bolso Molle ou Porta Carregador Molle, na fita ou no furo a laser.

Voltar e passar novamente na peça e continuar repetindo até se formar uma costura e acabar a fita.

Por fim, o  acabamento é a fixação do botão de pressão que irá prender a peça na plataforma dando a segurança necessária para você utilizar.

Definitivamente, nunca pule fitas. Use todas as que puderem ser utilizadas.

Dessa forma, no sistema de fitas o modo de passar é similar como mostra a figura abaixo.

Assim, isso vai te ajudar a compor as mais diversas configurações com seu equipamentos deixando tudo muito simples, ajustado e reutilizável.

Desse nodo, ass mesmas peças você pode utilizar em várias plataformas, aumentando ou diminuindo a capacidade de levar objetos.

Tipos de Bolsos Molle

Dessa forma, existe uma infinidade de tipos de bolso molle que você pode utilizar no mercado nacional.

Como resultado, há bolsos modulares,  específicos para áreas como APH (Atendimento pré hospitalar), os IFAKs ( Individual First Aind kit) e ou utilitários que você pode levar muitas outras coisas.

Portanto, existem ainda os com nenhuma divisória interna e os com divisórias para coisas pequenas, como canetas, cadernetas etc.

Algum deles vai te atender com certeza.

Qual escolher?

Sendo assim, o bacana desses bolsos Molle  é que são intercambiáveis e reutilizáveis. Você sempre pode encontrar uma configuração que vai te atender melhor e ai vai a experiencia de uso.

Iguamente, é Possível que você use o equipamento básico e vá colocando os bolsos assim que surgirem as necessidade.

Nessentido a  Warfare é a fabricante nacional com maior diversidade de bolsos Molle e sempre esta se criando outros que possam ajudar a melhorar a vida de quem se aventura.

Definitivamnete, é mais uma pecinha de nosso lego gigante e se você usar sua imaginação vai ver as possibilidades.