Eu tenho certeza que todos nós já vimos soldados em um filme (ou na vida real) com seus dois carregadores unidos de cabeça para baixo ou o cara que utiliza uma única joelheira para que ele possa manter a liberdade de movimento.

Gambiarras e tentativas de melhorar o desempenho do equipamento em combate podemos ver todos os dias. A maioria desconhece o uso real do equipamento pois esta em situação de descanso e não participou de um combate real onde você realmente verá seu equipamento em funcionamento e se ele faz aquilo que promete.

Mas quais são as dicas que podemos dar sobre equipamentos que você deve levar junto?

Em minha opinião, devemos sempre aprender e nunca ficar parados, então fora os que estou descrevendo abaixo, deixe seu comentário com os materiais que você que combate acha pertinente ter consigo de forma a ajudar seus irmãos de farda a não passarem pelo perrengue que você já possa ter passado até desenvolver essa técnica.

Minhas 5 dicas de equipamentos que você deve levar para o combate.

1.Torniquete – Onde colocar?  Ter um torniquete em seu kit pessoal é imprescindível, isso todos já sabem. Se você ainda não tem, pense na possibilidade de adquirir um e colocar em seu kit IFAK . Coloque ele se não em seu IFAk, em um local que possa ser  facilmente acessado pois pode significar a diferença entre a vida ou a morte. Proteja seu torniquete das intempéries pois elas podem afetar o desempenho de seu equipamento segundos pesquisas norte americanas.

Seus companheiros de equipe podem nem sempre ser  capaz de chegar até você e prestar ajuda durante um tiroteio, assim, você ser capaz de prestar ajuda a sí mesmo é incrivelmente importante. 

Existem vários métodos para encontrar a melhor localização para o seu Torniquete e para ser honesto, tudo depende da preferência pessoal do indivíduo. Eu pessoalmente prefiro colocar no Ifak, porem alguns preferem colocar na bandoleira junto a coronha do fuzil. Se puder leve mais de um pois dois são um e um é nada.

Você não pode alegar que o lugar onde colocou será possível de acessar pois não pode prever o ferimento e nem sua situação quando ferido. Outro local é na alça do colete tático que pode facilitar o acesso porem ele fica exposto as intempéries e pode não estar funcional quando você precisar dele. 

Não basta carregar um Tornique, tem que saber usa-lo. procure aprender com bombeiros e socorristas onde e como você deve usar um torniquete. Faremos artigos em breve sobre o uso. Não existem muitos modelos de Torniquete no Brasil e você deve encontrar o que funciona melhor para você.

2. Silver Tape 

Você não vai me ver correndo por ai com um rolo de fita adesiva, mas eu vou sempre levar  fita isolante ou silver tape além de paracord 550 e talvez algumas abraçadeiras de nylon, pois eles vão basicamente fazer a mesma coisa ou fornecer as mesmas soluções.

Eu mantenho o rolo de fita isolante em um bolso do meu colete ou coloco ele com mosquetão para que eu possa acessá-lo a qualquer momento, não posso contar o número de vezes que eu tive que utilizar de fita ou abraçadeiras para reparar de alguma forma os equipamentos em campo e esse pequeno rolo de fita muito frequentemente foi a solução para o problema. Fita Isolante também serve pois você pode encontrar em qualquer lugar e os rolos são menores e ocupam menos espaço.

3. Paracord 550

Eu sempre substitui meus cadarços das botas por paracord. Não só porque que, geralmente, aumentam a longevidade sobre os cadarços padrões, mas em uma situação de necessidade extrema, você tem Paracord a mão; Claro que terá também botas soltas, mas usarei esses em situações onde não haja outra opção. 

Se eu me encontrar em um cenário de fuga / evasão creio que alguns paracord possa ser o que o médico receitou. Certifique-se de guardar o excesso de material (as porções que você usa para amarrar suas botas) deixe-as bastante longas, desta forma você pode dobrá-los para que eles não te atrapalhem na caminhada. Além disso, dadas as propriedades de paracord, você pode amarrar os cadarços juntos e usá-los como uma serra de fricção para se livrar de fitas de nylon usadas como algemas descartáveis, portanto, não seja mesquinho com o material. Use pulseiras com paracord, geralmente vc consegue adicionar ali até 3 metros de paracord e poderão ser muito úteis.

4. Canivete Multifunção

Um canivete suíço multifunção deve ser seu amigo pessoal pois nenhuma outra ferramenta permite que você faça tanta coisa com uma ferramenta tão pequena. Este tipo de ferramenta pode lhe auxiliar com inúmeros problemas que possa encontrar naquele momento crucial onde não há tempo para procurar uma solução melhor. Ele é simplesmente uma caixa de ferramentas completa e portátil. Não troque o suíço por chineses pois a qualidade inferior do aço não aguentará o tranco pode apostar que o barato nesse caso pode custar e muito caro para você. Você deve querer consigo o que funciona e não o mais barato.

Se você não pode nadar com ele, rastejar com ele, saltar com ele, você não precisa dele.

Seu equipamento deve ser um aliado e deve auxiliar em sua missão. Treine sempre equipado e saberá o que lhe incomoda e como modificar antes da batalha real. O treino é para isso mesmo, verificar o que sabe com o que tem e se isso fará com que você sobreviva.

Treine sério sempre

5. Aqui está mais um monte de dicas sólidas:

Se você tem algum outro truque deixe abaixo nos comentários.