Essa é uma pergunta geral e que deixa em dúvida muitas pessoas. Será que devo trocar meus equipamentos MOLLE com fitas pelos novos com corte a laser? Eles aguentam o peso? São duráveis?
Vamos responder a essas e outras perguntas nesse texto e te deixar com melhores informações na hora de adquirir seu próximo equipamento MOLLE.
Nós da Warfare procuramos fazer um material leve e durável sempre pois para quem opera em situação real menos sempre será mais. pesquisamos matérias primas o tempo todo em busca do mais resistente para cada tipo de produto a ser desenvolvido.
O material para corte a laser não foi diferente. Passa por todo o processo de desenvolvimento junto as industrias envolvidas até chegar a você como um produto acabado.
Criamos o nosso tecido para corte a laser através de 3 outros materiais que são unidos por um termo filme que proporciona uma adesão completa e eficiente e sem agredir os materiais utilizados. Só isso garante a qualidade e durabilidade do material? A Resposta é não. Não são quaisquer tecidos que se juntam e nem qualquer processo para que isso aconteça. Isso requer pesquisa e desenvolvimento e muitos testes para se chegar a um material ideal.
Nosso tecido após ser recebido na fabrica, passa pela inspeção interna de forma a garantir que tenha a qualidade que se espera.
Mas ele aguenta como as fitas?
Essa pergunta foi respondida por um laboratório de analises de tecidos com um laudo dizendo não só se resiste mas quanto resite.
Queríamos saber se o tecido final, cortado e costurado iria suportar as cargas diárias que os policiais precisam levar. Até chegar nesse material foram vários testes em vários tipos de materiais.
O material se mostrou satisfatório e com um custo benefício muito bom em comparação ao tecido comum Cordura 500 já utilizado por nossa empresa e outros tecidos já existentes como o Centurion que tem resistência bem superior mas com um custo 10 x maior.
Teste de laboratório
A área testada foi os espaços entre os furos que mede 0,8 cm e que todos acreditam que ela não suporte. Conseguimos nesse material a resistência a tração de 76,66 kgf para cada gomo desse testado. É muito mais do que se precisa para levar bolso MOLLE pois eles anda irão distribuir o peso sobre a área, haja vista não utilizarem somente um desses gomos.
Todos os tecidos possuem alongamentos horizontais e verticais, independente de ter ou não fibras ou fios compostos por elastano na composição.
Um tecido plano ou comum possui certo alongamento quando estirado, e nas malhas o alongamento é bem mais notório, uma vez que a construção das mesmas se faz por laçadas.
Analisar com precisão o alongamento de uma fibra têxtil, fio ou tecido torna-se difícil de forma manual. Existem aparelhos específicos para essa finalidade e isso também foi feito nesse teste laboratorial. Nosso tecido tem um alongamento de 31,81% até que se rompa. Ou seja, aplicando força contínua ele se alonga 31,81%. No geral isso não vai acontecer com seus bolsos normais e o efeito memória do material ira fazer com que a fibra retorne ao estado inicial, mesmo após alongada.
O entendimento sobre o alongamento dos tecidos está relacionado também com a tenacidade do material, que indica o quanto poderá resistir a certas forças de tração e a estabilidade dimensional, que classifica os tecidos por reter um determinado tamanho e durante quanto tempo poderá se manter.
Não é só colocar um tecido no outro que você terá algo resistente para uso policial e militar, nem somente cortar qualquer tecido e na estética ficar igual. É necessário que ele cumpra a função para a qual foi desenvolvido.
Alguns tecidos tendem a perder a forma através do estiramento ou alongamento descaracterizando a estabilidade dimensional. Em muitos materiais ele alonga e não retorna a fase inicial deixando uma abertura.
Qual o próximo passo?
Sempre que lançamos um material, já buscamos aprender tudo sobre ele e observar se as características atentem ao que esperamos. Mesmo assim, buscamos outras soluções e temos alguns em teste para outras linhas de produtos com maior resitência.
Outras linhas de produtos com tecidos Centurion por exemplo serão lançadas em breve. A Warfare esta desenvolvendo uma linha de produtos para um fabricante nacional de material balístico e essa linha pede produtos extremamente resistentes. Para essa coleção, serão usados os tecidos feitos com fibra Honeywell Spectra®. O Centurion é usado para criar produtos fortes e duráveis que também são leves e confortáveis.
Se você ainda tem dúvidas sobre nosso material, deixe abaixo seu comentário ou questionamento.
Leia mais: Qual a diferença entre o Colete Fenrir 1 e Fenrir 2?