•   Sábado, Dezembro 14, 2019
Conduta Urbana Psicologia do Combate

Expressões Faciais de Emoção – FACS e AU (Unidade de Ação)

( words) 2411 Views

Cada componente observável do movimento facial é chamado de Unidade de Ação ou AU (Action Unit) . Todas as expressões faciais podem ser divididas em suas AUs constituintes.

By Luciana Sobolwsky Ago 22, 2016

O FACS, como já vimos na matéria anterior (Veja mais: Warfare Tactical Magazine, 2ª Edição, Linguagem Não Verbal),  é uma ferramenta de pesquisa útil para medir qualquer expressão facial que um ser humano pode fazer . É um sistema baseado anatomicamente para descrever de forma abrangente todo o movimento facial observável.

Cada componente observável do movimento facial é chamado de Unidade de Ação ou AU (Action Unit) . Todas as expressões faciais podem ser divididas em suas AUs constituintes. O FACS descreve os critérios para a observação e codificação de cada AU e descreve como as AUs aparecem em combinações. É uma descrição abrangente do comportamento facial em termos de AUs e suas combinações .

Desde a sua primeira publicação em 1978 por Ekman & Friesen , o FACS foi projetado para ser auto- instrucional. Normalmente, esta auto- instrução leva de 50 a 100 horas. Entretanto o Dr. Paul Ekman sempre recomendou e incentivou que seus alunos pesquisadores treinassem e aprendessem em grupos. Como o Código de Ekman é extenso, a interação beneficia a aprendizagem.

O FACS como um guia, é detalhado e técnico. Explica como categorizar os comportamentos faciais com base nos músculos que as produzem , ou seja , como a ação muscular está relacionada às aparências faciais. Ele ilustra mudanças na aparência do rosto usando descrições escritas , fotografias e exemplos de vídeo digital.

Cientistas comportamentais, usam o FACS em seu trabalho profissional, essencialmente quando precisam saber quais os movimentos exatos que a face pode executar e quais músculos os produzem .

Com estudo supervisionado do FACS, pode-se também obter uma maior consciência e sensibilidade dos comportamentos sutis faciais – microexpressões. Útil nas práticas terapêuticas, jurídicas, aprendizagem, esporte, organizacionais, sociais e pessoais, para entrevistadores, interrogadores, advgados e policiais que devem dedicar-se aos estudos de práticas que ampliem sua capacidade de comunicação interpessoal, beneficiando consequentemente sua ação profissional primária.

1 – Superior da Face (Upper Face)

Na parte superior estão as AU’s que se localizam na região dos olhos. Estes movimentos nos permitem identificar – por exemplo – as expressões das emoções de Tristeza, Surpresa e Raiva. Abaixo as AU1, AU2, e AU4 , são dadas como exemplos. 

2 – Inferior da Face (Lower Face)

Na parte inferior estão as AU’s que se localizam na região da boca e nariz. Estes movimentos nos permitem identificar – por exemplo – as expressões de Nojo e Tristeza. Abaixo, AU10 e AU15.

Ler as emoções das pessoas é uma parte fundamental da comunicação humana. Reconhecer as expressões faciais é um meio de se ter noção do que uma pessoa está sentindo. 

Os seres humanos são diferentes uns dos outros, mas idênticos no modo como expressam suas emoções. É o que afirma o americano Paul Ekman, 71 anos, professor de psicologia da Universidade da Califórnia e uma das maiores autoridades do mundo em leitura de expressões faciais. Seus 40 anos de estudos indicam que é possível saber quando alguém está feliz, triste ou angustiado – ou quando está fingindo tudo isso. 

3 – Os Lados Esquerdo e Direito da Face

As AU’s unilaterais devem ter como ponto de atenção a tendência do indivíduo em expressar naturalmente ou genuinamente expressões bilaterais simétricas. Já as unilaterais em alguns casos, podem ser interpretadas como manifestações de expressões conscientes (dissimuladas).

Como nem sempre é válida a regra do consciente (ou dissimulação), deve-se ter muita perícia para este tipo de avaliação. Por exemplo: Uma expressão que pode ser genuína e unilateral, por exemplo, é a de Desprezo. Nela, há a abertura do orbicular do nariz e uso do levantador do lábio superior – isso de forma unilateral.

4 – AU’s e as Emoções

Na próxima edição da Warfare Tactical Magazine, inicia a série Emoções. Nela, você terá a descrição das emoções universais e a sua identificação através das AU’s (comportamento facial e suas combinações musculares).

A expressão da emoção Raiva será a primeira emoção da série. Esta que comprovadamente é a que mais reconhecemos enquanto seres humanos. Entenderemos as implicações sociais e de sobrevivência para a identificação e expressão desta emoção. Abordaremos a importância no reconhecimento desta expressão na prática policial e no dia a dia da sociedade brasileira atual. Até lá!

Referência: Paul Ekman Group

You Might Also Like...

Leave a Reply

Your email address will not be published.