Por: Scott Shackelford

Os robos on-line andam vomitando desinformação de todo o mundo e continuam a moldar os debates, espalhando mentiras on-line em grande escala. Em 2019, a Rússia usou o Facebook para intervir nas políticas internas de oito nações africanas.

A Rússia tem uma longa história de uso de campanhas de desinformação para minar os oponentes – usou até mesmo Dan Rather, âncora da CBS News em 1987, para dizer que os experimentos de guerra biológica nos EUA provocaram a epidemia de Aids .

Um grupo de pesquisadores identificou interferência russa em 27 eleições em todo o mundo, de 1991 a 2017. Interferiu nas eleições de 2016 nos EUA, atingindo mais de 126 milhões de americanos apenas no Facebook. A Rússia certamente  já está  fazendo isso novamente em 2020.

Mas a Rússia não está sozinha: desde o final da Segunda Guerra Mundial até o ano de 2000, estudiosos documentaram 116 tentativas de influenciar as eleições – 80 delas pelos Estados Unidos.

Nações em todo o mundo, incluindo os Estados Unidos, precisam decidir como reagir . Não faltam experimentações, com novas leis e códigos de conduta e até mesmo esforços para cortar completamente o acesso à Internet – e isso foi antes da desinformação sobre a pandemia do COVID-19 .

Como estudioso da política de segurança cibernética, tenho revisado os esforços das nações ao redor do mundo para proteger seus cidadãos contra interferências estrangeiras, enquanto protegia a liberdade de expressão, um exemplo do qual está sendo publicado pela Washington and Lee Law Review.

Não existe uma abordagem perfeita, dadas as diferentes tradições culturais e legais em jogo. Mas há muito o que aprender e usar para diminuir a capacidade dos estrangeiros de invadir a democracia americana.

Europa

A União Europeia tem sido alvo de esforços russos para minar a estabilidade e a confiança em instituições democráticas, incluindo eleições na Europa.

A desinformação foi galopante em toda a Europa em 2019, inclusive na Holanda e no Reino Unido, levando ao fechamento de grupos de extrema direita do Facebook por espalhar “notícias falsas e conteúdo polarizador”.

Isso foi repetido em outras partes da Europa, como a Espanha, onde o Facebook – novamente sob pressão das autoridades e grupos da sociedade civil – fechou as páginas de grupos de extrema direita no Facebook dias antes das eleições parlamentares em abril de 2019.

Os esforços de desinformação vão além do Facebook e manipulam os feeds do Twitter , quando os identificadores do Twitter são renomeados pelos hackers para enganar os seguidores. Um aspecto crescente da desinformação múltipla é como a inteligência artificial pode criar vídeos manipulados que parecem reais, chamados de deepfakes .

Abaixo temos a explicação do canal: Portal UAI no YouTube sobre como se cria um vídeo deepfake.

Porém, nem toda essa interferência é estrangeira – os partidos políticos da Europa e do mundo estão aprendendo táticas de desinformação e estão implantando-os em seus próprios países para atingir seus próprios objetivos. Tanto os partidos trabalhistas quanto conservadores do Reino Unido adotaram essas táticas no final de 2019, por exemplo.

Em resposta, a UE está gastando mais dinheiro no combate à desinformação em geral, contratando novos funcionários com experiência em mineração e análise de dados para responder a reclamações e detectar proativamente a desinformação. Está trabalhando para que os países membros compartilhem informações mais rapidamente e criou um sistema que fornece às nações alertas em tempo real das campanhas de desinformação . Não está claro se o Reino Unido participará dessas atividades após o Brexit.

A UE também parece estar perdendo a paciência com o Vale do Silício. Ele pressionou gigantes de mídia social como Facebook, Google e Twitter a assinar o Código de Práticas de Desinformação em 2018. Essa iniciativa é a primeira vez que a indústria de tecnologia concorda em “adotar padrões de auto-regulação para combater a desinformação”. Entre outras disposições, o código exige que os signatários abatem contas falsas e relatem mensalmente seus esforços para aumentar a transparência dos anúncios políticos.

Em resposta, essas empresas criaram “bancos de dados de anúncios políticos pesquisáveis” e começaram a retirar informações “disruptivas, enganosas ou falsas” de suas plataformas. Mas o código não é obrigatório, e nomear e envergonhar violadores não garante um melhor comportamento no futuro.

Em nível nacional, a França assumiu um papel de liderança na tributação de gigantes da tecnologia para reinar no poder das empresas de tecnologia, incluindo como elas são usadas para espalhar desinformação, provocando ameaças de tarifas retaliatórias do governo Trump. Mas isso pode ser apenas um “ aquecimento ” para ações mais ambiciosas, projetadas para ajudar a proteger a concorrência e a democracia.

Um policial indiano inspeciona um veículo danificado do qual dois homens foram presos e linchados por uma multidão com medo de estranhos em sua área por causa da desinformação no WhatsApp. 

Ásia

Democracias em toda a Ásia também estão lidando com desinformação.

Na Indonésia, por exemplo, o presidente Joko Widodo liderou a criação da nova Agência Nacional de Cyber ​​e Criptografia para combater a desinformação em suas eleições. Um exemplo foi em junho de 2019, quando um membro do Exército Cibernético Muçulmano foi preso em Java por publicar informações erradas, o que implicava que o governo indonésio estava sendo controlado pela China.

Como a Indonésia, a Malásia também criminalizou o compartilhamento de informações erradas. Mianmar e Tailândia se apoiaram em ações policiais, prendendo pessoas que eles argumentam estarem atrás de campanhas de desinformação para reduzir a desinformação, que foram abusadas em alguns casos para silenciar os críticos da corrupção pública .

O problema da desinformação na Índia é tão grave que foi comparado por alguns comentaristas a uma crise de saúde pública . Um estudo da Microsoft , por exemplo, descobriu que 64% dos indianos encontraram desinformação online em 2019, que era a maior proporção entre os 22 países pesquisados.

Esses incidentes não apenas afetaram as eleições na Índia, como a divulgação de informações falsas sobre candidatos no WhatsApp, mas também levaram a danos no mundo real , incluindo pelo menos 33 mortes e 69 casos de violência de multidões após acusações de sequestro.

Em resposta, o governo indiano desligou a Internet mais de 100 vezes no ano passado e propôs leis que lhe dariam poderes de vigilância praticamente não controlados, espelhando a censura à internet no estilo chinês .

Austrália e Nova Zelândia

A Austrália e a Nova Zelândia também foram alvo de  campanhas de influência on-line – não da Rússia, mas da China. Em resposta, a Austrália promulgou uma nova lei para proibir a interferência estrangeira nas eleições da Austrália, mas falta execução .

A Nova Zelândia assumiu um papel de liderança mais global no combate a esse problema. Em parceria com a França, a Chamada Christchurch da Nova Zelândia para Eliminar o Terrorismo e o Terrorismo Extremista Violento Online tem mais de 50 países apoiando seu objetivo de impedir a disseminação do extremismo violento on-line e proibir doações políticas estrangeiras . Embora não necessariamente desinformação, esse conteúdo pode ampliar fissuras de maneira semelhante nas sociedades democráticas e atrapalhar as eleições.

Publicidade

Tornar o ciberespaço seguro para a democracia

Grupos dentro e fora dos EUA há muito procuram explorar divisões domésticas como desigualdade e injustiça. Esta é uma questão global, exigindo ação das democracias avançadas e emergentes.

Os EUA, por exemplo, poderiam ter uma visão mais ampla do combate à desinformação, apresentando três partes.

Primeiro, é essencial uma maior integração de esforços díspares. Isso não significa estabelecer uma agência independente (como na Indonésia), por exemplo, ou se concentrar tenazmente na censura e vigilância (como na Índia), mas pode significar que as atuais investigações da Comissão Federal de Comércio Federal e do Departamento de Justiça sobre gigantes da tecnologia, incluindo o Facebook, devem incluir desinformação como um foco.

Segundo, as empresas de mídia social – incluindo o Facebook – podem concordar em cumprir o Código de Desinformação da UE em todo o mundo, como algumas já estão fazendo com os regulamentos de privacidade de dados da UE .

Terceiro, a alfabetização e a educação da mídia são essenciais para ajudar a inocular os cidadãos contra a desinformação. As reformas educacionais são urgentemente necessárias para ajudar os alunos a reconhecer a desinformação quando a veem, um tópico ainda mais importante dada a ascensão dos deepfakes .

Em resumo, trabalhando juntos e levando a sério essas ameaças, podemos até encontrar uma maneira de que – apesar dos desafios – a democracia possa persistir mesmo em um futuro hiperconectado.

Fonte: The conversation