Se noticia pouco sobre o ocorrido com 6 franceses e 2 nigerianos no domingo dia 08/08/2020 na área de Kouré, no Níger, local que abriga os últimos rebanhos de girafas da África Ocidental.

Essas pessoas foram atacadas e mortas desarmadas por terroristas que se aproximaram em motocicletas.

O ataque ainda não foi justificado, mas a área onde o assassinato ocorreu é controlada pelo Daesh. Fico me perguntando se existe alguma justificativa para isso que os jornais e governos acham aceitaveis.

“Ah! ok foi por isso …então esta explicado a mulher ser degolada. “

Os seis trabalhadores, de nacionalidade francesa, eram membros da ONG ACTED. Um dos nigerianos era o motorista do comboio em que viajavam quando foram apanhados e o outro era o presidente da associação responsável pelas visitas ao parque nacional, o único com manadas de girafas na África Ocidental.

A maioria das vítimas foi morta a tiros e uma mulher que conseguiu escapar foi capturada e morta com sua garganta cortada.

Isso choca você?

Guerras são reais e pessoas perdem a vida de verdade. Terroristas não entendem a sua unha branca pintada em sinal de paz ou sua nota de repúdio.

Sabe qual é a ação tomada pelos líderes desses países?

Os líderes da França e do Níger também expressaram suas condolências às famílias das vítimas e se comprometeram a continuar a luta contra o terrorismo.

É isso que irão fazer. Notinhas de repudio e talvez ganhem repercussão nas mídias para eles mesmo das ações que não serão tomadas ou que não surtirão efeito algum.

Olhe as fotos abaixo e sinta o o terror que essas pessoas passaram e me diga que uma expressão de condolência resolve o problema contra animais predadores.

De acordo com o Observatório Internacional de Estudos sobre o Terrorismo , a situação no Sahel Ocidental piorou em relação aos meses anteriores, encerrando a tendência positiva que se tinha registado desde o início do ano. “O número total de ataques registrados chega a 71, e 320 civis e militares perderam suas vidas nesses ataques”, observa o Observatório. O país com o maior número de ataques e vítimas é Burkina Faso, seguido por Níger e Nigéria.

País não recomendado

O Ministério das Relações Exteriores da França classificou grande parte do país subsaariano no mapa como ‘não recomendado’. 

A área de Kouré, onde ocorreu a tragédia, é classificada como laranja: viajar não é recomendado a menos que seja por razões imperiosas. “Devido à situação de segurança na região, a ameaça terrorista ao Níger, especialmente fora da capital e perto das fronteiras, é alta.

É provável que os movimentos terroristas estejam presentes no Sahel, bem como na Nigéria e na área do lago ( Boko Haram) comandará as operações no Níger “, relata o site do ministério francês.

E no Brasil?

No Brasil temos áreas que podem ser consideradas perigosas e de conflito.

Existem empresas que fazem tour com turistas nesses locais. Dá pra acreditar nisso? E tem brasileiros que buscam esse tipo de turismo. Acesse os sites e vejam os comentários.

As pessoas buscam o perigo por não saberem ou por acharem que não é tão perigoso assim?

No início do ano, o jornal americano The Washington Post revelou como as facções da Al-Qaeda e do Daesh no Sahel chegaram a um acordo e tornaram-se aliadas nesta área para coordenar ataques.

Porque mesmo assim essas pessoas foram fazer turismo lá? porque pessoas querem ir em locais dominados por trafico e crime?

E isso não se resume ao Rio e sim a qualquer lugar que você saiba que existe violência.

Antes de visitar qualquer lugar, faça um levantamento, uma analise dos riscos que você possa enfrentar e se vale a pena essa visita.

É realmente indispensável que você esteja nesses locais?

A sua conduta vai determinar se você se sobrevive ou não ao se colocar em risco desnecessário. A vida não é um jogo.

Fonte: BBC