•   Terça-feira, Março 10, 2020
APH de Combate Conduta Urbana

QuikClot® Combat Gauze®. Porque você deve ter em seu kit IFAK

( words) 1511 Views

O trauma é a principal causa de morte e incapacidade em combate. Aproximadamente 40% das mortes relacionadas com o trauma são devido a sangramento ou suas consequências, estabelecendo a hemorragia como a causa mais comum das mortes consideradas evitáveis.

Trauma é todo e qualquer ferimento, temporário ou permanente, acarretado por agente externo, seja ele arma de fogo, faca e até mesmo acidentes, como por exemplo os automobilísticos.

Você não pode prever o futuro e saber quando isso irá acontecer mas pode se preparar.

Uma das formas é fazer trinamentos na área. Existem cursos como o APH EM COMBATE M.A.R.C.1 – GRAY MAN PROGRAM que visam te preparar para uma série de situações que possam ocorrer em serviço e até mesmo fora dele.

A partir do momento que você tenha conhecimento já pode iniciar o preparo de seu equipamento, montando o seu IFAK, pois dele dependerá seu desempenho eficaz. Estamos falando de vidas e não dá pra usar gambiarras nesse tipo de trabalho.

A Warfare produz vários modelos de Kits IFAK para você levar tudo o que precisar.

Se um dos maiores problema que você pode enfrentar é a hemorragia, você deve buscar meios de sanar essa pane não acha? Não dá pra usar os meios que nossas avós usam para nossos pequenos ferimentos.

Um destes produtos são os dispositivos QuikClot®.

Após os ataques de 11 de setembro, as forças armadas dos EUA realizaram uma série de testes comparando diferentes tecnologias anti-hemorrágicas, nas quais o QuikClot obteve o melhor Ponto. 

 Após esses testes, as forças armadas dos EUA aprovaram seu uso no Afeganistão e no Iraque. 

Hoje em dia estamos na terceira geração de QuikClot® sendo utilizado como equipamento obrigatório pelas Forças armadas dos EUA e forças de segurança como CIA, FBI, SWAT, policias locais, atendimento de emergências e hospitais nos EUA e em vários países.

Eles são diferentes das gazes cirúrgicas padrão normalmente usadas e outros agentes hemostáticos. Eles param o sangramento significativamente mais rápido e são mais eficazes do que as gazes padrão. O uso do QuikClot® é seguro e intuitivo. Os curativos hemostáticos QuikClot® são formulados usando um poliéster não tecido e tecido de rayon, que é revestido com uma mistura de caulim, glicerina e água, e é esterilizado usando irradiação gama.

A empresa responsável por esse produto no Brasil é a JP Pharma, e o produto tem registro na Anvisa sob nº 80565170007 – QUIKCLOT COMBAT- curativos a base de caulim.

Esses curativos são voltados para ferimentos causados por tiros ou estilhaços, em áreas do corpo onde não é possível realizar um torniquete.

Eles possuem um marcador que a torna detectável por meio de raio-X, o que facilita na hora de retirá-lo do organismo.

É chamado de Hemostático, pois visa parar sangramentos. É produzido com tira de duas camadas e dobrado em forma de Z, medindo aproximadamente 7,5cm X 3,7m. Muito macio, de cor branca, é uma gaze hidrofílica impregnada com caulim, sem produção de quaisquer reações exotérmicas ou a utilização de animais ou proteínas humanas.

O caulim é um mineral inerte que não irá contaminar seu corpo ou criar efeitos indesejados como outros produtos que utilizam compostos orgânicos em sua composição como crustáceos e proteínas que causam reações alérgicas é exotérmicas.

Veja o vídeo:

A perda excessiva de sangue é o assassino número um no campo de batalha e você pode e deve conter o sangramento se quiser viver. lembre-se de que o combate pode não ter cessado e você estar sangrando muito.

Dependendo do lugar onde o trauma ocorreu, suas chances de vida diminuem se não fizer o controle de hemorragia rapidamente.

Mais de 92% dos soldados feridos no Iraque e no Afeganistão sobrevivem aos ferimentos em combate – a maior porcentagem de qualquer guerra.  Sargento Horace Tyson, médico de combate, disse que atribui o grande número de pessoas salvas às ferramentas avançadas que o Exército fornece aos médicos, como curativos que impedem ou reduzem o fluxo sanguíneo de feridas.

Só isso já serias o suficiente para você ter um QuikClot® em seu IFAK .

As bandagens fazem a diferença entre sangrar até a morte sem chance de sobreviver porque isso irá acontecer em 5 minutos ou menos, contra usar as bandagens e se dirigir a um hospital que esta a 20 minutos de você e permanecer vivo. Sem os curativos, você poderia estar morto.

Como Funciona?

A gaze de combate QuikClot utiliza as propriedades de coagulação do caulim para ajudar a controlar e parar o sangramento. O caulim atua ativando o fator XII, um fator de proteína que auxilia no início da cascata de coagulação, uma reação em cadeia da proteína que promove a coagulação do sangue como resultado de um trauma. 

A natureza ativa do caulim na promoção desse processo faz com que isso aconteça muito mais cedo do que o normal, mas também em um ritmo mais rápido. 

 Em 2008, o QuikClot Combat Gauze com caulim foi escolhido pelo CoTCCC (Tactical combat casualty care ) como o único curativo hemostático a ser usado por todos os ramos das forças armadas dos EUA para hemorragia compressível não passível de uso de torniquete, ou como um complemento à remoção do torniquete, se for previsto um tempo de evacuação superior a 2 horas. 

Hoje, a gaze de combate QuikClot ainda é o dispositivo hemostático de escolha de todos os ramos das forças armadas pelo CoTCCC. 

O Departamento de Defesa está financiando pesquisas para explorar outras aplicações dos produtos QuikClot no sangramento associado a lesões traumáticas.

O vídeo abaixo mostra cenas reais de um soldado sendo salvo pela bandagem QuikClot.

Quer ver esse material em ação? inscreva-se no curso promovido pela Galvani tactical Defense de APH Tático.

Gostou do assunto? Veja mais sobre conduta de combate no link abaixo.

1 – APH DE COMBATE – CUIDÁDOS TÁTICOS EM CAMPO

You Might Also Like...

Leave a Reply

Your email address will not be published.