O Nômade Violento : Criando um kit EDC

Como uma pessoa normal, você pode imaginar que preparação para emergências seria ter um suporte à vida que priorize os suprimentos de comida e água.

Isso na maioria das vezes fica no campo das ideias e pouquíssimas pessoas criam seus suportes de vida mesmo nesse sentido.

A maioria fantasia a ideia do que é  preparação e se limita a postagens nas redes sociais criticando ou elogiando alguns atores que se beneficiam desse nicho de mercado e vendem conteúdo.

É mais ou menos como os programas de entretenimento dos canais a cabo que colocam os atores em situações difíceis e como os MacGyver, eles juntam um cipó e um bambu e criam um satélite de comunicação.

A verdadeira preparação consiste em reconhecer e confrontar a violência do mundo moderno. Quantos preparadores você conhece que tem como objetivo práticas mateiras?  A maioria que assiste, vivem em apartamentos confortáveis e a mata mais próxima fica a 20 minutos de carro.

O Nômade Violento pensa diferente.

Ele se prepara mentalmente para sobreviver ao confronto e procura estar sempre calmo para poder ver as possibilidades.

Para isso, ele monta até três tipos de kits Every Day Carry (EDC), cada um projetado para apoiar sua missão e ajudá-lo fugir da crise seja ela qual for.

Se está na rua e deu um temporal com ventos fortes? Ele conhece o ambiente onde circula e sabe onde localizar proteção suficiente.

Que tipo de equipamento caro, você precisa para isso? Somente estar atento a tudo e a todos se antecipando o quanto dá para as possíveis ameaças que dão sinais antes que aconteçam.

 Os kits EDC fornecem uma vantagem contra ameaças inesperadas de todos os tipos, de desastres ambientais a ataques terroristas e lobo solitário que pode ser o mais comum.

Recentemente vimos que uma estudante desaparecida no litoral norte de São Paulo foi encontrada morta. O vídeo de uma câmera de segurança mostra ela andando na trilha.

A jovem estava sem o celular, tênis e uma pochete onde levava documentos quando foi encontrada.

Segundo relatos, ela era bem conhecida entre os moradores daquela região e penso que nunca passou pela cabeça dela que poderia haver perigo de vida ali. Mas ouve.

Como você se prepara para esse tipo de situação?

Ataques.

Ao viajar por território potencialmente hostil ou durante tempos turbulentos, ou até mesmo lugares que você julga serem seguros, o Nômade Violento primeiramente irá manter distância de outros indivíduos.

Quando obrigado a andar em uma rua a noite, ele irá preferir uma rua movimentada que possa se misturar a multidão.

Caso a rua for deserta e ele vê ao longe uma pessoa em deslocamento em sua direção, ele muda de lado da via fazendo com que seu alvo permaneça no trajeto comum. Se isso ocorre até agora esta tudo bem, mas se o alvo também muda, seu sentido de aranha deve disparar e se preparar para o confronto.

Além disso, ele distribuirá vários itens de suporte à vida e segurança pessoal por toda a roupa e agasalhos. Ele usará a roupa apropriada para local onde esta de forma que não chame a atenção, mas suas roupas devem ter a possibilidade de esconder os itens de segurança.

Caso ele seja surpreendido e despojado de sua arma principal, essa prática pode deixar ele com várias opções não detectadas de último recurso.

O equipamento de escape, em particular, deve ser espalhado de tal maneira que algumas delas permaneçam disponíveis se o nômade for contido.

O kit mais básico

O “kit de bolso”, deve ser composto por armas essenciais e que você saiba usar.

Tenha um Kit de escape que pode ser uma pequena chave de algema tradicional costurada em algum lugar do cós da calça ou punho que você possa retirar se for algemado.

Pense nas duas possibilidades, de ser algemado com as mão para frente e para trás. Treine isso.

Tenha uma pequena lâmina que possa cortas fitas, cordas ou qualquer coisa que usem para te imobilizar as mãos. Elas precisam estar escondidas e pequenas o suficiente para não serem localizadas em revistas rápidas mas grande o suficiente para cortas essas presilhas ou cordas. Teste suas habilidades.

Equipamento de evasão: um telefone celular de preferencia pequeno e “preto” (encoberto) pode ser bem útil caso o seu seja retirado e você precise chamar por ajuda. Esses itens devem ser distribuídos por toda a roupa.

Se você tem capacidade de usar uma pistola deve ser escondida em um coldre de cintura, para o saque ser mais acessível.

Uma simples caneta de metal pode ser usada como arma de defesa, treine seu uso e ela passará despercebida na maioria dos lugarem em que você vá.

Existem as canetas táticas e elas chamam a atenção porém a maioria das pessoas não sabe para que serve. Pode ser um bom equipamento de defesa e ela realmente pode ser usada como caneta.

Fonte de Luz

Se você puder levar uma fonte de luz, leve pois não sabe como isso ajuda na defesa mesmo de dia.

Procure por lanternas que tenham no minimo 300 lumens e que a boca de saída seja serrilhada como A E2D da Surefire ou a Fenix TK20R que você encontra na loja Pro Huters.

Você pode usar a luz para cegar temporariamente seu oponente e dar tempo de você se evadir bem como o ferir com as laminas da cabeça da lanterna. Use como uma faca e desfira golpes onde der mas de preferencia em pontos sangradores da face buscando os olhos.

Utilize a luz nos olhos ao mesmo tempo em que golpeia. Isso ajuda a manter o ofuscamento da visão do oponente, a confusão mental e a demora na reação dele. Não tenha pena ele quer te matar não esqueça disso.

O "kit primário"

Geralmente enfiado em uma jaqueta ou em uma bolsa operacional como os modelos Operator 1, Operato 2, Operator 3 e pochete EDC deve ser seu kit primário.

Este kit altamente condensado contém pequenas armas improvisadas (moedas soltas amarrado em um lenço) e acessórios de navegação (uma lanterna e um dispositivo GPS portátil e até mesmo uma bússola) que pode mudar de acordo com o ambiente, bem como ferramentas que você pode ter acesso.

Avalie o cenário em que você vai estar envolvido e monte um kit apropriado para ele. Não seja preguiçoso, sua vida pode depender disso.

Nessa bolsa você pode colocar um pequeno mapa da cidade onde se encontra com pontos de abrigo e segurança se preciso for. Nunca esqueça dos pontos de comunicação. Telefones públicos, redes wi-fi abertas e qualquer coisa que faça com que você possa obter ajuda.

Pense sempre em cenários de entrada e saída. Se acontecer isso como sairei daqui? Se acontecer assim? Pense em treinar vários cenários mas não se apegue a eles pois o fator humano você não controla e esperar que seu algoz se comporte da maneira que você treinou amiguinho é puro engano de sua parte. A unica coisa constante é a mudança.

A peça final do quebra-cabeça é a bolsa operacional.

A Bosal ou Mochila Operacional

Para se preparar para a possibilidade de fuga diante de vigilância ou ataque, seu kit deve incluir uma mochila dobrável vazia ou aquelas bolsas tipo saco de baixo perfil, que você possa levar uma muda de roupa em cores opostas.

Caso necessite, você poderá trocar de roupa rapidamente ou mesclar as cores de forma a confundir quem te persegue.

Até sapatos deve ser levado em consideração – se estiver usando tênis, leve um par de sandálias de borracha.

Tenha um bolso oculto que possa conter seus dados sensíveis. Se tiver uma mochila maior pense na possibilidade de colocar internamente uma prancheta de Kevlar ou algum material balístico que você possa ter acesso e evitar assim disparos letais pelas costas.

É uma forma de se ter uma pequena armadura balística improvisada contra calibres leves.

Coloque nesse kit de mochila o suficiente para você sobreviver 3 dias no minimo.

Itens comuns a todos os kits

Leve remédios ou um kit IFAK. Você poderá ser exposto a diversos tipos de germes e não estar adaptado a isso. Para sobreviver você precisa estar em condições de o fazer, caso contrario sua moral irá baixar.

Leve carvão vegetal ativado caso tenha algum tipo de intoxicações leves ou de descontaminação gastrintestinal. Faz toda a diferença.

Leve comprimidos de permanganato de potássio que servem para duas coisas. Antisséptico, então ira ajudar se você estiver com seus pés molhados e der algum tipo de frieira ou dermatite.

Serve também para se fazer fogo com a ajuda de glicerina.

Deixe nos comentários outras dicas e ajude outras pessoas a se preparar para situações difíceis que a vida nos impõe.

Texto adaptado do livro de Clint Emerson sobre o Nômade Violento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *