O próximo passo na comunicação sem fio, conhecida como 5G ou quinta geração, irá, dizem seus patrocinadores, inaugurar uma nova era de carros autônomos que se comunicam entre si, fábricas interconectadas e velocidades de download extremamente rápidas. Seus críticos – incluindo alguns no sul do Oregon – dizem que ela apresenta riscos assustadores à saúde: câncer no cérebro, infertilidade, autismo e tumores cardíacos, para citar apenas alguns. Mas faz? E de onde vem essa “informação”?

Não de cientistas respeitáveis, que dizem que o 5G não apresenta mais riscos – e provavelmente menos – do que a tecnologia 4G existente.

Uma história na semana passada no New York Times aponta para uma importante fonte de alegações anti-5G: RT America, a rede de televisão com sede nos EUA anteriormente conhecida como Russia Today. As autoridades de inteligência dos EUA chamaram a RT America de “principal veículo de propaganda internacional do Kremlin”. A RT America transmitiu sete histórias até agora este ano, alertando para as terríveis conseqüências do 5G, depois de rodar apenas uma em todo o ano de 2018. Suas histórias são distribuídas por cabo, satélite e streaming on-line, bem como YouTube e Facebook.

Os segmentos da RT America tendem a usar fontes marginais com alegações sensacionais, relata o Times.

Como o 5G usa frequências mais altas que o 4G, os oponentes afirmam que será mais perigoso para os seres humanos. Especialistas, no entanto, dizem que o oposto é verdadeiro: freqüências mais altas de ondas de rádio são menos capazes de penetrar na pele humana, o que significa que os órgãos internos são menos vulneráveis, e não mais.

Um estudo federal divulgado no ano passado encontrou algumas evidências de que os sinais de celular podem causar câncer no cérebro de alguns ratos machos. O problema: o estudo envolveu radiação 2G, não usada em décadas e com frequência muito menor. Não apenas isso, mas o risco de câncer, como era, resultou da exposição dos ratos à radiação que excede em muito o uso pesado de celulares por humanos, de modo que a probabilidade de qualquer risco para os seres humanos era remota.

A RT America tende a apresentar críticos do 5G cujas alegações foram desacreditadas por pesquisadores e especialistas legítimos, segundo o Times.

Por que uma rede de televisão com sede na Rússia está tão interessada em levantar dúvidas sobre o 5G? Boa pergunta. Mesmo enquanto a RT America continua com seus relatórios duvidosos, Vladimir Putin está se esforçando para implementar a tecnologia 5G na Rússia.

Um estudo da RAND Corp. sobre propaganda russa em 2016 chamou as técnicas empregadas pela RT America e outras “notícias” russas como “mangueira de fogo da falsidade”.

Lembre-se disso se vir vídeos do YouTube, postagens no Facebook ou outro conteúdo on-line usando o logotipo “RT”. E também esteja ciente de que muitas contas do Facebook que postam comentários são realmente trolls russos trabalhando o tempo todo para espalhar desinformação.

Já é difícil entender a nova tecnologia complicada sem que a propaganda russa divulgue informações falsas. Não caia nessa.

Fonte: mailtribune

Nosso DNA é produzir equipamentos de Qualidade superior para quem combate no mundo real. Você pode Mais.

Leia Mais:

1 –Como você é incentivado a obediência?

2 –A batalha da desinformação Russa

3 –Riscos do 5G são as novas teorias da internet