As Fake News que estão em alta nos noticiários são armas usadas em guerras a muito tempo pela mídia de um modo geral.

Em 2016, a televisão estatal do Irã exibiu imagens impressionantes, alegando mostrar combatentes do Hezbollah alvejando combatentes do grupo Estado Islâmico (EI), um por um, com precisão clara e fria. Mas eis a verdade: este vídeo parece uma cena de um videogame. E é .

As vozes que falam árabe no vídeo são supostamente uma equipe de atiradores de elite do Hezbollah do Líbano. Um dos homens está segurando uma arma com mira térmica. O vídeo é ampliado na mira e você pode vê-lo abater as figuras sombrias dos inimigos em rápida sucessão.

A mídia iraniana estava inundada de títulos como “atirador do Hezbollah mata combatentes do Daesh.

Daesh é outro nome para o grupo ISIS”, “atirador do Hezbollah caça caçadores do Daesh” e “seis combatentes do Daesh são mortos em 2 minutos por um Hezbollah Franco atirador”. O site do serviço de televisão estatal estava entre os que compartilharam o vídeo.

A Mizan News , uma agência de imprensa próxima à Guarda Revolucionária do Irã, até acrescentou informações adicionais à sua cobertura: alegaram que os comandos do Hezbollah estavam usando o Arash , um rifle anti-material de 20 calibres fabricado no Irã.



Mas algo sobre este vídeo não parece certo. Isso porque as filmagens são realmente do videogame Medal of Honor . Vários detalhes mostram isso.

Primeiro de tudo, quando esse Sniper imaginário mata um suposto terrorista do grupo ISIS, um pequeno símbolo aparece na parte inferior da tela. É exatamente o mesmo símbolo que aparece em Medal of Honor quando um jogador atira na cabeça de seu inimigo (“um tiro na cabeça”).


Em segundo lugar, enquanto o soldado está atirando, você pode ver as palavras “Mfou” e “Wfou” escritas na parte inferior da tela. Eles representam os diferentes visores que os jogadores podem usar no Medal of Honor.

O vídeo é na verdade é uma cena tirada diretamente do videogame – a única coisa que mudou foi o contraste.

Embora este vídeo seja falso, existem várias fotos e vídeos autênticos de franco-atiradores em operação na Síria que surgiram recentemente. Todas as partes em guerra na Síria usam franco-atiradores com frequência, especialmente quando lutam nas cidades.

Veja o video abaixo:

Fonte: observers.france24