O titulo original desse filme é Patriots Day, o que, em tradução livre, significa o Dia do Patriota que é um feriado tradicional nos Estados Unidos.
Baseado a partir de uma tragédia real e protagonizada por Mark Wahlberg, o filme cumpre o que o título sugere: é um retrato do orgulho dos norte-americanos por seu país e por todoa aquele disposto a doar sua vida em prol do bem maior, coisa que não vemos no Brasil.
O pano de fundo são os eventos terroristas que ocorreram durante a Maratona de Boston em 2013 onde no dia 15 de abril, quando duas bombas feitas com panelas de pressão explodiram durante a Maratona, o que causou a morte de três pessoas e feriu outras 264.
As bombas explodiram com uma diferença de cerca de 12 segundos e estavam a 190 metros de distância uma da outra, perto da linha de chegada, na Boylston Street. Os irmãos chechenos Dzhokhar Tsarnaev e Tamerlan Tsarnaev foram identificados pelo FBI como os responsáveis pelo atentado.
Nosso colunista Sergio Netto, falou sobre isso na materia RASTREAMENTO HUMANO – PERTURBAÇÕES NO AMBIENTE que você pode ler se ainda não leu, clicando no link.
Vamos ao filme.
Após então esses atentados terroristas à Maratona de Boston em 2013, um grupo formado pelo Sargento da Polícia Tommy Saunders (Mark Wahlberg), o Agente Especial Richard Deslauries (Kevin Bacon), o Comissário da Polícia Ed Davis (John Goodman), o Sargento Jeffrey Pugliese (J.K. Simmons) e a enfermeira Carol Saunders (Michelle Monaghan) se une aos bravos sobreviventes para identificar e capturar os responsáveis pelo ataque terrorista antes que eles possam fazer novas vítimas.